O conexão Esportiva conta também com escolas parceiras, tais como Escola Municipal José Ribeiro de Carvalho e Escola Municipal Valéria Junqueira de Paduan, onde os alunos matriculados no tempo integral participam das atividades do Conexão Esportiva no período contrário da aula.


A Diretora da E.M. Valéria Junqueira de Paduan, Leila Maria Ribeiro Vilela Mamud, conta um pouco como o projeto tem auxiliado no dia a dia dos garotos e garotas que participam das aulas no decorrer da semana: “Tenho que agradecer a oportunidade dos alunos da escola participarem desse projeto que muito tem acrescentado na vida desses estudantes, sendo em média 60 alunos por semana. Além de desenvolver capacidades técnicas, habilidades de coordenação motora e melhorar as condições físicas dos alunos, o projeto muito contribuiu para a socialização e integração dos mesmos em outros grupos. A prática esportiva é fundamental para uma vida com mais saúde, além de melhorar a qualidade de vida dos pequenos, o esporte em sua totalidade contribui muito para afastar algumas crianças do risco social. Como a participação na Conexão Esportiva é muito concorrida pelos alunos da escola, foi possível estabelecer regras de comportamento e cumprimento das mesmas para ter direito de participar do projeto, o que muito ajudou a escola e os próprios alunos tanto em convivência, aprendizagem, ética desportiva, autodisciplina e respeito. Agradeço o compromisso com a escola e o carinho com nossos alunos. Espero em 2020 continuar a fazer parte do Conexão Esportiva”.


Andréa Borsato Pinto, Diretora da E. M. Dr. José Ribeiro de Carvalho, deixa seu depoimento e também o depoimento das professoras que acompanham os alunos no momento das atividades: “A rede municipal de Santa Rita do Sapucaí é muito feliz no que se refere à Educação Física, pela concepção e importância que damos à disciplina. Temos professores especialistas que trabalham com alunos da pré escola ao 9º ano. Em paralelo, desenvolvemos projetos específicos relacionados ao esporte, como: xadrez, voleibol, basquete, futsal e capoeira. E o Conexão Esportiva é o projeto mais atuante que temos como atividades complementares, considerando o grande número de participantes envolvidos. A partir do momento em que iniciamos neste projeto, pudemos perceber a evolução dos alunos ao longo do ano letivo, com melhoria significativa em todos os aspectos: cognitivos, afetivos, psicomotor e pedagógico”. Dentre as observações colocadas pelos professores das turmas que participam das atividades, destacamos os seguintes relatos: “Desde que iniciaram no projeto, as crianças vêm melhorando visivelmente as competências cognitivas, sociais e pessoais, como por exemplo, na convivência (respeito) com os colegas, professores e funcionários, no estabelecimento de metas e na autoavaliação.” (Professora Flávia Veronesi de Aguiar); “A diversidade de jogos e atividades propostas aos alunos é muito interessante, pois os envolve totalmente. Os monitores são muito responsáveis, atenciosos e capazes.” (Professora Maria Salete da Fonseca Bonifácio); “As brincadeiras aprendidas têm sido utilizadas em grande escala na escola, nos horários recreativos da turma. Noto ainda que a resolução de conflitos entre eles tem apresentado melhoria, menos agressividade e mais diálogo. Acreditamos que esta parceria trouxe para nossa escola mais confiança, harmonia e envolvimento dos alunos nas ações pedagógicas, na motivação à prática esportiva com disciplina e colaboração.” (Professora Vânia Maria Ferraz Luz).


Além das escolas municipais, o projeto conta também com a parceria da Escola Estadual Sanico Teles, em que os alunos do Novo Ensino Médio participam do Conexão Esportiva, assim como o CASI – Centro de Assistência Sócio Infantil – que também é um de nossos parceiros. Segue o depoimento da Coordenadora do CASI, Natali Floriano Pereira: “Há 10 meses os alunos do CASI participam do Conexão Esportiva, que tem sido uma experiência fantástica. Vejo o projeto como uma oportunidade, através do esporte de relacionamento extraescolar, proporcionando motivação, melhora da sensação de bem-estar, melhor facilidade de inclusão social e melhora da autoestima. Claro que este não é o objetivo principal dos projetos socioesportivos, mas sim oferecer e dar oportunidade às comunidades em risco social de ter contato com atividades que possam contribuir para o desenvolvimento e alcance da cidadania. Temos um ótima relação com os profissionais que dirigem o projeto, diariamente é feito um feedback e quando o profissional responsável pela Conexão Esportiva verifica que alguma coisa está fora do normal, ele procura a coordenação e juntos conversamos. Minha expectativa em relação ao projeto é que a cada dia esta parceria se fortaleça em prol do bem comum dos participantes do CASI. Gostaríamos de agradecer pela oportunidade de fazermos parte deste projeto. Somos privilegiados. Embora cientes do comportamento de alguns participantes não seja o esperado, deixamos claro que vem sendo feito um trabalho em equipe de conscientização com os mesmos e com a família”.


Continuando com os depoimentos, Patrícia Mendes Inácio e Adriano Carneiro Capistrano, que são pais de Davi Mendes Inácio Capistrano que é aluno de voleibol do Conexão Esportiva, nos contaram um pouco da trajetória do filho: “Davi iniciou no voleibol aos 9 anos de idade quando entrou no projeto Conexão Esportiva, e foi através deste projeto maravilhoso que ele adquiriu gosto pelo esporte. No início deste ano ele foi federado pelo time de voleibol de Varginha através de uma peneira que participou, e entre os dias 06/11 a 10/11/19 atuou do campeonato estadual sub 15 disputando com grandes times como “Sada Cruzeiro” e ‘Minas Tênis Clube”, alcançando o 4º lugar entre times de todo o estado de Minas Gerais. Foi uma experiência incrível para ele, só temos a agradecer este grande projeto que traz para os alunos disciplina, espírito de competitividade e oportunidades”.
Para Rosileni Pivoto Pontim e Marcos de Lima Pontim, que são pais da aluna Sofia: “Nós, pais da aluna do Conexão Esportiva – modalidade basquete, Sofia Pivoto Pontim, gostaríamos dar nosso depoimento em relação a atividade desenvolvida pelo projeto Conexão Esportiva. Sofia é uma criança muito ativa e também muito interessada em atividades esportivas. Mas o basquete, em especial, proporcionou à Sofia o início de sua autonomia em relação às atitudes, compreensão e autoconhecimento, então, podemos dizer que a Sofia se transformou devido ao esporte. Também queremos deixar registrado que nossa filha brilha os olhos com as aulas de basquete, conta os dias pra chegar a aula e é incrível ver o quanto esse trabalho está contribuindo no desenvolvimento dela. Nosso sincero agradecimento a todos os profissionais envolvidos nesse lindo trabalho!”

A ETE FMC é mantida pela Associação Nóbrega de Educação e Assistência Social – ANEAS, instituição de direito privado sem fins lucrativos, filantrópica, de natureza educativa, cultural, assistencial, beneficente, reconhecida como de utilidade pública estadual e com Certificado de Entidade Beneficente de Assistência Social - CEBAS, nas áreas de educação e assistência social.

Na área de educação desenvolve o Programa de Inclusão Educacional e Acadêmica – PIEA, concedendo bolsas de estudo e benefícios complementares, para o nível de educação básica, garantindo o acesso, permanência e conclusão do curso.

Na área de assistência social oferta serviços, programas e projetos nas categorias de atendimento e assessoramento, conforme Art. 3º da Lei Orgânica de Assistência Social.

A ANEAS atua em conformidade à legislação vigente por meio da Lei Nº 12.101/2009, Lei Nº 12.868/2013, Decreto Nº 8.242/2014 e Portaria Normativa MEC Nº 15/2017.

NOSSOS CANAIS


ete@etefmc.com.br
(35) 3473-3600