TAETEC traz novidades inovadoras em 2021

27/04/2021

Este ano o TAETEC - Grupo de Teatro da ETE FMC -  tem um grande desafio pela frente: as atividades online. Durante todo ano serão apresentadas várias peças teatrais, começando, em abril, por "Minha Bela Dama".

O teatro vem nesse primeiro semestre exclusivamente com encontros virtuais, realizados pelo Teams, para alunos do 2º e 3º Ano que já estavam inscritos no ano passado. “Nesse primeiro momento, escolhemos uma modalidade de apresentação que são as leituras de mesa, que já é um processo normal do teatro, são leituras dramáticas feitas pelo elenco, conduzidas pelo diretor”, explica Prof. João Taero.

Segundo o Produtor Cultural, Prof. João Taero, no ano passado, devido ao momento, as atividades online tiveram continuidade apenas com as Quartas de Cultura. “Como o regime remoto era muito novo, não só para os professores mas para os alunos também, a gente priorizou algumas atividades e preferiu, naquele momento, não continuar com o teatro, já que os alunos estavam sobrecarregados, de certa forma. Agora que passou um ano de pandemia, já estamos mais acostumados com esse ritmo de trabalho, retornamos as atividades extras do teatro."

Com muito trabalho, novas descobertas e várias experimentações, o TAETEC apresenta produções mais simples comparadas ao teatro que estávamos acostumados, mas, ao mesmo tempo, com um volume maior, sendo quatro peças previstas:

"Minha Bela Dama" - original de Bernard Shaw, versão de Cláudio Botelho. A peça fala sobre a emancipação feminina, baseado na nova versão da Broadway (28/04).

"O curioso incidente do cachorro à meia-noite" - original de Mark Haddom, versão de Simon Stephens. História de um adolescente autista que, ao investigar a morte do cachorro da vizinha, descobre a verdadeira história da mãe (em maio).

"Dom Quixote" - original de Miguel de Cervantes. Inspirado no grande clássico da literatura, retrata a história do cavaleiro que, com suas ideologias, deseja tornar o mundo mais justo (em junho).

"Caro Ivan Hansen" - Benj Pasek & Justin Paul. Um dos grandes sucessos atuais da Broadway, a peça trata sobre depressão e suicídio juvenil (em julho).

Professor João Taero se especializou em Teatro Digital, pela UFMG, e relata o desafio do teatro online, reforçando as possibilidades de trabalhar com novos recursos e novas modalidades: “Estamos fazendo novas descobertas. Para os alunos é tudo muito novo, um caminho de redescoberta. São coisas que estamos trilhando e aprendendo juntos, inclusive já é uma característica do nosso Grupo de Teatro, de ser experimental, o professor não vem com uma fórmula pronta, vamos descobrindo e criando juntos, é o protagonismo do aluno, inclusive nas aulas de teatro”.

A ETE FMC é mantida pela Associação Nóbrega de Educação e Assistência Social – ANEAS, instituição de direito privado sem fins lucrativos, filantrópica, de natureza educativa, cultural, assistencial, beneficente, reconhecida como de utilidade pública estadual e com Certificado de Entidade Beneficente de Assistência Social - CEBAS, nas áreas de educação e assistência social.

Na área de educação desenvolve o Programa de Inclusão Educacional e Acadêmica – PIEA, concedendo bolsas de estudo e benefícios complementares, para o nível de educação básica, garantindo o acesso, permanência e conclusão do curso.

Na área de assistência social oferta serviços, programas e projetos nas categorias de atendimento e assessoramento, conforme Art. 3º da Lei Orgânica de Assistência Social.

A ANEAS atua em conformidade à legislação vigente por meio da Lei Nº 12.101/2009, Lei Nº 12.868/2013, Decreto Nº 8.242/2014 e Portaria Normativa MEC Nº 15/2017.

NOSSOS CANAIS


ete@etefmc.com.br
(35) 3473-3600

Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossa plataforma e em serviços de terceiros parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza a ETE FMC a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades.