"Ética e Cuidado na Proteção de Pessoas em Situação de Vulnerabilidade"

26/01/2021

Foi lançada, no dia 21 de setembro do ano passado, a Política Interna de Proteção aos Direitos da Criança e do Adolescente. Essa importante adaptação do protocolo Política de Proteção de Menores de Idade e Pessoas Vulneráveis da Província dos Jesuítas do Brasil foi elaborada tendo em vista as questões próprias das instituições de educação básica e popular. O evento, organizado pela Rede Jesuíta de Educação Básica (RJE) e pela Fundação Fé e Alegria, aconteceu por meio de uma live no Youtube e reuniu colaboradores jesuítas, leigos e leigas (matéria completa sobre o lançamento: https://wp.me/p6Pju2-5eW ).

Posteriormente, profissionais das obras da Companhia de Jesus de todo Brasil atenderam ao chamado do Irmão Raimundo Barros, SJ, Diretor-Presidente da Rede Jesuíta de Educação, de se aprofundarem na importante e urgente temática e aceitaram o convite de participarem da primeira turma da capacitação “Ética e Cuidado na Proteção de Pessoas em Situação de Vulnerabilidade”. Como tema de grande relevância para a missão nas diferentes frentes apostólicas onde a Companhia de Jesus atua, o cuidado e proteção de crianças, adolescentes e pessoas em situação de vulnerabilidade precisa ser vivenciado em todas as ações realizadas. A equipe da Unicap – Universidade Católica de Pernambuco assumiu o desafio de preparar essa formação para os colaboradores (jesuítas e leigos) das diferentes obras e missões, com o objetivo de capacitar a todos/as em relação ao cuidado e proteção.

Na primeira turma houve participação de colaboradores que atuam com juventudes / vocações, formação, comunicação, administração provincial, justiça socioambiental, saúde / bem-estar, Fé e Alegria, Educação Básica, Preferência Apostólica Amazônia, Colaboração / Fé / Espiritualidade, Paróquias / Igrejas / Santuários / Capelanias e Serviço Jesuíta a Migrantes e Refugiados. Da ETE FMC participaram: Prof. Caroline Lourenço de Almeida Ribeiro - Coordenadora do Ensino Médio, Prof. Zorilda Alves de Sá - Língua Portuguesa, Prof. Carmem Lúcia Pereira dos Santos - Coordenadora de Formação Cristã, Adriana Nolasco Ynoguti - Orientadora Educacional (SOE), e Fabiana Palma Pires - Coordenadora de Comunicação. O grupo, juntamente com mais de 100 participantes de outras obras, realizou a imersão acerca do tema em questão durante todo o mês de novembro até meados de dezembro.

Em breve, na primeira semana de fevereiro, os professores da ETE FMC também receberão uma formação onde discutirão a Política de Proteção de Menores de Idade e Pessoas Vulneráveis.

Acesse o documento "Política Interna de Proteção aos Direitos da Criança e do Adolescente": https://www.etefmc.com.br/arquivos/documento-politica-protecao-digital-576.pdf 

A ETE FMC é mantida pela Associação Nóbrega de Educação e Assistência Social – ANEAS, instituição de direito privado sem fins lucrativos, filantrópica, de natureza educativa, cultural, assistencial, beneficente, reconhecida como de utilidade pública estadual e com Certificado de Entidade Beneficente de Assistência Social - CEBAS, nas áreas de educação e assistência social.

Na área de educação desenvolve o Programa de Inclusão Educacional e Acadêmica – PIEA, concedendo bolsas de estudo e benefícios complementares, para o nível de educação básica, garantindo o acesso, permanência e conclusão do curso.

Na área de assistência social oferta serviços, programas e projetos nas categorias de atendimento e assessoramento, conforme Art. 3º da Lei Orgânica de Assistência Social.

A ANEAS atua em conformidade à legislação vigente por meio da Lei Nº 12.101/2009, Lei Nº 12.868/2013, Decreto Nº 8.242/2014 e Portaria Normativa MEC Nº 15/2017.

NOSSOS CANAIS


ete@etefmc.com.br
(35) 3473-3600

Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossa plataforma e em serviços de terceiros parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza a ETE FMC a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades.