ETE inaugura Centro Cultural

25/09/2019

Em setembro a Escola Técnica de Eletrônica abriu as portas do Centro Cultural ETE FMC. O novo espaço, que é a revitalização do antigo Museu da Eletrônica, funciona no Bloco 1 da instituição, que abrigou as primeiras salas da aula.

O Centro Cultural ETE FMC é um ambiente mais moderno e dinâmico e, além de exposições institucionais, tem espaço de jogos eletrônicos, desenvolvidos na instituição, e sala de palestra com capacidade para 48 pessoas.

Até o final do ano, quem visitar o Centro Cultural ETE FMC vai encontrar a coleção institucional, com objetos que contam parte dos 60 anos de tradição, como a caneta pela qual o então presidente Juscelino Kubitschek assinou o decreto de criação do curso de Eletrônica no Brasil e o mobiliário da primeira diretoria, utilizada pelos primeiros jesuítas que passaram pela instituição.

Segundo o Produtor Cultural João Taero, responsável pela repaginação do ambiente, o que motivou essa nova proposta foi um quadro encomendado por Sinhá Moreira para Yara Tupynambá, uma artista plástica modernista de renome nacional, nascida em Montes Claros/MG.

“Esse quadro não é só importante para história da instituição, mas para o modernismo brasileiro. É uma técnica rara, de tinta vinílica, em preto e branco, que mostra a escola no início da construção. Esse quadro foi entregue em 1964, curiosamente depois da morte de Sinhá, e estava sob a guarda da senhora Regina Bilac”, explica João Taero.

A coleção institucional é ambientada em uma sala preta e branca, com visão em 360º da cadeia de montanhas de Santa Rita do Sapucaí, como se estivéssemos dentro do Vale da Eletrônica e a escola como início. Em seguida vem outro espaço com uma explosão de cores com a exposição “Eu virei um APP”, composta por aparelhos de antigamente que viraram aplicativos de celular.

As visitas são realizadas por agendamento, com grupos de até 48 pessoas. Durante a PROJETE, nos dias 03 e 04 de outubro, das 10h às 12h e das 17h às 20h, o Centro Cultural ETE FMC estará aberto com uma equipe de monitores para auxiliar na visitação.

A ETE FMC é mantida pela Associação Nóbrega de Educação e Assistência Social – ANEAS, instituição de direito privado sem fins lucrativos, filantrópica, de natureza educativa, cultural, assistencial, beneficente, reconhecida como de utilidade pública estadual e com Certificado de Entidade Beneficente de Assistência Social - CEBAS, nas áreas de educação e assistência social.

Na área de educação desenvolve o Programa de Inclusão Educacional e Acadêmica – PIEA, concedendo bolsas de estudo e benefícios complementares, para o nível de educação básica, garantindo o acesso, permanência e conclusão do curso.

Na área de assistência social oferta serviços, programas e projetos nas categorias de atendimento e assessoramento, conforme Art. 3º da Lei Orgânica de Assistência Social.

A ANEAS atua em conformidade à legislação vigente por meio da Lei Nº 12.101/2009, Lei Nº 12.868/2013, Decreto Nº 8.242/2014 e Portaria Normativa MEC Nº 15/2017.

NOSSOS CANAIS


ete@etefmc.com.br
(35) 3473-3600