TAETEC apresenta “O Navio Brasileiro”

24/11/2021

Para celebrar os 20 anos de sua fundação, o Grupo de Teatro de Arte da Escola Técnica – TAETEC apresenta “O Navio Brasileiro”, um remake da primeira peça que o grupo representou, no ano de 2001.  

O professor de Teatro, João Taero, explica que a peça teatral faz uma retomada da história do Brasil, através de uma visão bem crítica, desde a chegada dos portugueses e a colonização até uma menção ao futuro.

“O Navio Brasileiro” é inspirada em "O Navio Negreiro", de Castro Alves. Passamos por uma revisão, acrescentamos alguns novos quadros, não só por conta desses 20 anos que se passaram, mas dessa nova atualidade”, explica Taero.

O professor de Teatro e Arte, João Taero, também é ex-aluno da ETE e em 2001 era integrante do TAETEC, tendo participado da primeira apresentação de “O Navio Brasileiro”, na época esta peça também foi apresentada na 1ª Bienal de Arte dos Colégios Jesuítas. Dos 20 anos do Grupo de Teatro de Arte da Escola Técnica, Taero já está há 15 anos no TAETEC, contando o tempo de aluno, monitor e, atualmente, professor.

“Na época fizemos esse trabalho coletivo, com auxílio de professores de Língua Portuguesa. Muitas partes do texto foram desenvolvidas em sala de aula, outros eram textos já conhecidos, e agora vamos apresentar essa remontagem”.

A peça teatral “O Navio Brasileiro”, é um trabalho que envolve 20 alunos, do 1º, 2º e 3º anos.

“É um trabalho do TAETEC, mas gosto de destacar que mantivemos parte do texto original. Eu lembro, quando aluno, foi a peça inaugural. Mantivemos parte do texto original, que na época foi trabalhado pela Professora Zorilda”, ressalta Taero.

O espetáculo será apresentado nos dias 02 e 03 de dezembro, no Auditório Sinhá Moreira, na ETE FMC (a definir se será aberta ao público).

A ETE FMC é mantida pela Associação Nóbrega de Educação e Assistência Social – ANEAS, instituição de direito privado sem fins lucrativos, filantrópica, de natureza educativa, cultural, assistencial, beneficente, reconhecida como de utilidade pública estadual e com Certificado de Entidade Beneficente de Assistência Social - CEBAS, nas áreas de educação e assistência social.

Na área de educação desenvolve o Programa de Inclusão Educacional e Acadêmica – PIEA, concedendo bolsas de estudo e benefícios complementares, para o nível de educação básica, garantindo o acesso, permanência e conclusão do curso.

Na área de assistência social oferta serviços, programas e projetos nas categorias de atendimento e assessoramento, conforme Art. 3º da Lei Orgânica de Assistência Social.

A ANEAS atua em conformidade à legislação vigente por meio da Lei Nº 12.101/2009, Lei Nº 12.868/2013, Decreto Nº 8.242/2014 e Portaria Normativa MEC Nº 15/2017.

NOSSOS CANAIS


ete@etefmc.com.br
(35) 3473-3600

Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossa plataforma e em serviços de terceiros parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza a ETE FMC a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades.