Ex-aluna de Equipamentos Biomédicos atua na linha de frente da COVID-19

20/05/2021

Recém-formada pela Escola Técnica de Eletrônica “Francisco Moreira da Costa”, a jovem Maria Eduarda Palma Vilela, de 19 anos, técnica em Equipamentos Biomédicos, da turma de 2020, trabalha na linha de frente da COVID-19 para tecnologias médicas.

Maria Eduarda atua na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) do Hospital Antônio Moreira da Costa, e comenta peculiaridades de operar neste setor: “Trabalhar em um hospital traz muitos desafios e a falta de rotina é um deles. Cada dia é um dia diferente e nunca sabemos o que pode acontecer ao passar das horas. Cada setor tem suas particularidades, mas nenhum é como a UTI, setor com mais equipamentos específicos e onde sempre permanecemos atentos”.

Sobre as especificidades de trabalhar no setor hospitalar, Maria Eduarda relata a atuação com os equipamentos hospitalares: “Faço o levantamento dos aparelhamentos para conferir se estão todos no lugar, verifico se os pontos de oxigênio e ar comprimido estão com válvulas reguladoras e fluxômetros. É preciso sempre estar atento a todos os equipamentos pois, se um ventilador pulmonar parar, por exemplo, ficamos com um leito a menos”.

Já a respeito dos cuidados pessoais relacionados à pandemia do novo coronavírus, a ex-aluna cita os procedimentos de segurança: “Quando trabalho na área de COVID sempre me paramento, coloco luvas, viseira, touca e avental. O procedimento é obrigatório para todos os funcionários devido ao alto risco de contaminação, mesmo não tendo contato direto com os pacientes. Vale ressaltar que cuidar de mim tornou-se uma prioridade depois que comecei a trabalhar na área da saúde, pois muitas vidas dependem do bom funcionamento de equipamentos sob responsabilidade da Engenharia Clínica”.

Maria Eduarda conta que optou pela ETE FMC pela a qualidade do ensino e por poder concluir o ensino médio preparada para atuar no mercado de trabalho. Ela ainda finaliza: “Na ETE desenvolvemos habilidades como o bom trabalho em equipe, liderança, responsabilidade e comunicação. Além da qualidade da capacitação técnica e criação de projetos”.

A ETE FMC é mantida pela Associação Nóbrega de Educação e Assistência Social – ANEAS, instituição de direito privado sem fins lucrativos, filantrópica, de natureza educativa, cultural, assistencial, beneficente, reconhecida como de utilidade pública estadual e com Certificado de Entidade Beneficente de Assistência Social - CEBAS, nas áreas de educação e assistência social.

Na área de educação desenvolve o Programa de Inclusão Educacional e Acadêmica – PIEA, concedendo bolsas de estudo e benefícios complementares, para o nível de educação básica, garantindo o acesso, permanência e conclusão do curso.

Na área de assistência social oferta serviços, programas e projetos nas categorias de atendimento e assessoramento, conforme Art. 3º da Lei Orgânica de Assistência Social.

A ANEAS atua em conformidade à legislação vigente por meio da Lei Nº 12.101/2009, Lei Nº 12.868/2013, Decreto Nº 8.242/2014 e Portaria Normativa MEC Nº 15/2017.

NOSSOS CANAIS


ete@etefmc.com.br
(35) 3473-3600

Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossa plataforma e em serviços de terceiros parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza a ETE FMC a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades.