Companhia de Jesus lança "O Ano Inaciano: Um Convite à Renovação Espiritual"

20/05/2021

A Companhia de Jesus em todo o mundo se prepara para celebrar o Ano Inaciano (2021?2022), que marca os 500 anos do início da conversão do seu fundador, Santo Inácio de Loyola, após ser gravemente ferido enquanto defendia a fortaleza de Pamplona, na Espanha. Esse processo espiritual não foi algo rápido, instantâneo ou automático, mas fruto de uma transformação pessoal profunda que, cinco séculos mais tarde, permanece reverberando na vida de tanta gente.

A celebração iniciará no dia 20 de maio de 2021 e seguirá com uma programação repleta de eventos que terá o seu ápice no dia 31 de julho de 2022, data em que se comemora o dia de Santo Inácio (veja a agenda do Ano Inaciano). Conforme explicou o Superior Geral da Companhia de Jesus, Pe. Arturo Sosa, "este tempo especial é um apelo para que permitamos ao Senhor trabalhar nossa conversão. Peçamos a graça de sermos renovados. Desejamos descobrir um novo entusiasmo interior e apostólico, uma nova vida, novos caminhos para seguir o Senhor. Por este motivo, escolhemos como lema deste ano: ‘ver novas todas as coisas em Cristo’. Todo este ano será orientado pelas Preferências Apostólicas Universais da Companhia de Jesus. Sabemos que assimilá?las supõe a conversão de cada um de nós. Peçamos a graça de uma mudança real em nossa vida?missão de cada dia".

A abertura oficial do Ano Inaciano acontece durante a Santa Missa na Catedral de Pamplona (Espanha), em 20 de maio, às 13h (horário de Brasília). A celebração será presidida pelo Arcebispo de Pamplona, Dom Francisco Pérez González, e concelebrada pelo Superior Geral da Companhia de Jesus, Padre Arturo Sosa. Os fiéis de todo o mundo poderão acompanhar o Ato litúrgico pela Internet, que será transmitido pelo canal do Youtube da Companhia de Jesus na Espanha.

Embora o motivo desta celebração seja o quinto centenário da conversão de Santo Inácio, o Superior Geral da Companhia de Jesus adverte a todos contra a tentação de se concentrar apenas em Santo Inácio: “Ele não é o centro deste ano inaciano. Ele é o meio pelo qual precisamos ir a Cristo. Cristo deve estar sempre no centro do Ano Inaciano. Se não fixássemos nossos olhos Nele ao longo deste ano, este aniversário não faria sentido para nós."

NO BRASIL

A Província dos Jesuítas do Brasil se unirá às celebrações do Ano Inaciano. Para isso, lançará na próxima semana um hotsite (www.anoinaciano.org.br) com as principais informações e curiosidades sobre as celebrações que vão movimentar a família inaciana em todo o país nos próximos 14 meses. Haverá conferências, exercícios espirituais, momentos de oração, encontros, entre muitas outras propostas.

MISSA DE ABERTURA E LANÇAMENTO DO HINO OFICIAL

Entre os incontáveis eventos que vão ocorrer, certamente, cabe destacar a Missa de abertura do Ano Inaciano no Brasil, prevista para o próximo 23 de maio, às 16h30, no Santuário do Sagrado Coração de Jesus, em São Leopoldo (RS). Após a celebração, presidida pelo Provincial dos Jesuítas, Pe. Mieczyslaw Smyda, haverá ainda o lançamento do hino oficial do Ano Inaciano "Tudo novo em Cristo". Escrita por Pe. Francys Silvestrini, PC Bernardes e Roberto Mesquita Ribeiro, com arranjo, instrumentos e produção musical de PC Bernardes. O hino é um convite à conversão. Ambas as cerimônias terão transmissão ao vivo pela página do Facebook do Santuário do Sagrado Coração de Jesus (@padrereussantuariooficial).

A CAMINHO COM INÁCIO, LIVRO DISPONÍVEL EM VÁRIOS IDIOMAS

O lançamento mundial do livro "A caminho com Inácio", do Pe. Arturo Sosa, que aconteceu na terça?feira, 11 de maio, também faz parte da série de comemorações. Na obra, o leitor é convidado a se tornar um peregrino, percorrendo o mesmo itinerário de Santo Inácio de Loyola, deixando?se guiar pelo Espírito, com um olhar limpo, reconhecendo nos outros seres humanos e na natureza a presença do Senhor, que o chama a renovar todas as coisas. No Brasil, o livro já pode ser adquirido pelo site da Edições Loyola (https://www.loyola.com.br).

A ETE FMC é mantida pela Associação Nóbrega de Educação e Assistência Social – ANEAS, instituição de direito privado sem fins lucrativos, filantrópica, de natureza educativa, cultural, assistencial, beneficente, reconhecida como de utilidade pública estadual e com Certificado de Entidade Beneficente de Assistência Social - CEBAS, nas áreas de educação e assistência social.

Na área de educação desenvolve o Programa de Inclusão Educacional e Acadêmica – PIEA, concedendo bolsas de estudo e benefícios complementares, para o nível de educação básica, garantindo o acesso, permanência e conclusão do curso.

Na área de assistência social oferta serviços, programas e projetos nas categorias de atendimento e assessoramento, conforme Art. 3º da Lei Orgânica de Assistência Social.

A ANEAS atua em conformidade à legislação vigente por meio da Lei Nº 12.101/2009, Lei Nº 12.868/2013, Decreto Nº 8.242/2014 e Portaria Normativa MEC Nº 15/2017.

NOSSOS CANAIS


ete@etefmc.com.br
(35) 3473-3600

Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossa plataforma e em serviços de terceiros parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza a ETE FMC a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades.