SQGE - ETE FMC se prepara para o encerramento do primeiro ciclo do Sistema de Qualidade na Gestão Escolar

20/04/2022

Na quarta-feira, 13/04, foi realizada uma reunião virtual de apresentação do novo facilitador externo da Federação Latino-Americana de Colégios Jesuítas (FLACSI), Luís Eduardo Soares Andrade, que acompanhará a ETE FMC no desenvolvimento da Segunda Prestação de Contas do processo do Sistema de Qualidade na Gestão Escolar (SQGE). Participaram também do encontro virtual, o Prof. Marcelo Pastre, facilitador responsável pelo desenvolvimento do primeiro ciclo, a Prof. Mora Podestá, Diretora do SQGE, o Prof. Alexandre Loures Barbosa, Diretor Geral da ETE FMC, o Prof. Eduardo Abranches, Coordenador Pedagógico e responsável pelo SQGE na ETE, e Adriana Nolasco Ynoguti, Orientadora Educacional e Coordenadora do Grupo de Trabalho do programa local.

O SQGE é uma estratégia desenvolvida FLACSI que define um conjunto de resultados a serem alcançados por uma escola da Companhia de Jesus. Seu foco é a aprendizagem integral do estudante, através da análise em quatro âmbitos: I. clima escolar; II. pedagógico-curricular; III. organização, estrutura e recursos; IV. família e comunidade. Trata-se de um processo contínuo, realizado em ciclos de 30 meses, estruturados em três etapas interdependentes e sucessivas: autoavaliação, desenvolvimento de melhorias, auditoria externa.

O resultado do primeiro ciclo de melhorias do Sistema de Qualidade na Gestão Escolar foi apresentado, via Teams, à comunidade educativa interna (diretores, coordenadores, gestores, professores, integrantes do Grêmio Estudantil, alunos e respectivos familiares convidados) no final de 2021, no dia 27 de novembro.

A implantação do SQGE na ETE FMC reforça o compromisso da Instituição de oferecer aos estudantes formação integral e ensino de máxima qualidade, em sincronia com a excelência da Rede Jesuíta de Educação, reconhecida internacionalmente, da qual a ETE faz parte.

 

 

 

A ETE FMC é mantida pela Associação Nóbrega de Educação e Assistência Social – ANEAS, instituição de direito privado sem fins lucrativos, filantrópica, de natureza educativa, cultural, assistencial, beneficente, reconhecida como de utilidade pública estadual e com Certificado de Entidade Beneficente de Assistência Social - CEBAS, nas áreas de educação e assistência social.

Na área de educação desenvolve o Programa de Inclusão Educacional e Acadêmica – PIEA, concedendo bolsas de estudo e benefícios complementares, para o nível de educação básica, garantindo o acesso, permanência e conclusão do curso.

Na área de assistência social oferta serviços, programas e projetos nas categorias de atendimento e assessoramento, conforme Art. 3º da Lei Orgânica de Assistência Social.

A ANEAS atua em conformidade à legislação vigente por meio da Lei Nº 12.101/2009, Lei Nº 12.868/2013, Decreto Nº 8.242/2014 e Portaria Normativa MEC Nº 15/2017.

NOSSOS CANAIS


ete@etefmc.com.br
(35) 3473-3600

Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossa plataforma e em serviços de terceiros parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza a ETE FMC a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades.