ETE inaugura estúdio para gravação de videoaula

19/03/2021

A qualidade do ensino sempre foi prioridade para a Escola Técnica de Eletrônica "Francisco Moreira da Costa" - ETE FMC – e antes mesmo desse período de pandemia, a ETE já sonhava com um estúdio profissional e, com o início das aulas remotas, esse desejo passou a ser uma necessidade real para melhor atender os estudantes no ensino a distância.

Assim que as aulas presenciais foram suspensas, em março de 2020, a Escola criou um estúdio provisório, em uma sala ampla, para a gravação de videoaula com melhor qualidade. Mas enquanto isso, já iniciava a criação de um estúdio profissional, nomeado Laboratório de Midiaeducação.

O Laboratório de Midiaeducação, inaugurado no início do ano, é composto por uma ilha de edição, estúdio de áudio e vídeo e vários ambientes: sala de entrevista, balcão para aulas expositivas, quadro branco para suporte ao professor, “chroma key”, o fundo infinito para criação de ambientações virtuais, e uma mesa estática própria para gravações de laboratórios em um ângulo que permite ao aluno observar profundamente como o professor conduz a experiência.

As videoaaulas gravadas no estúdio possibilitam aos alunos que estão em casa, em segurança, terem uma melhor qualidade no material de ensino e no processo de aprendizagem. “Um estúdio, com acabamento e materiais profissionais, é essencial para fazer videoaulas com o padrão de qualidade que a ETE sempre ofereceu em sala de aula, e agora já está à disposição dos professores”, explica Prof. João Taero, Produtor Cultural, responsável pelo novo ambiente.

João Taero destaca que com a criação do estúdio, a ETE FMC também avança no desenvolvimento de outras metodologias dentro do EAD. “Não só em cursos, mas em materiais complementares que apoiem o estudante nesse protagonismo do processo de aprendizagem e no trilhar de caminhos mais independentes”.

Para a utilização do ambiente, as aulas devem ser marcadas diretamente com o Prof. Taero, que oferece toda assessoria. O estúdio permite 11 tipos de aulas diferentes que podem ser criadas a partir dos recursos disponíveis. “Nos adaptamos conforme o objetivo da aula, a dinâmica, qual o tipo de aula ideal e quais as ferramentas que vamos usar para que o professor possa dar sua aula no âmbito virtual e consiga explorar todos os recursos que temos à disposição”, explica. Todas essas possibilidades estão disponíveis em um espaço amplo, utilizado de maneira individual, que garante toda segurança de distanciamento e higienização dos equipamentos e do ambiente.

O novo estúdio também vem atender demandas do CEDEN – Centro de Desenvolvimento e Negócios da ETE FMC – no suporte à prestação de serviços, tutoriais, treinamentos, cursos e materiais de apoio. E para os alunos, o Laboratório de Midiaeducação é uma possibilidade futura de se estender para o curso de Telecomunicações, visto que umas das áreas de atuação dos alunos, que vão trabalhar em televisão, é a área de operações, com montagens de equipamentos e a comunicação do estúdio com a ilha de edição.

 

 

 

A ETE FMC é mantida pela Associação Nóbrega de Educação e Assistência Social – ANEAS, instituição de direito privado sem fins lucrativos, filantrópica, de natureza educativa, cultural, assistencial, beneficente, reconhecida como de utilidade pública estadual e com Certificado de Entidade Beneficente de Assistência Social - CEBAS, nas áreas de educação e assistência social.

Na área de educação desenvolve o Programa de Inclusão Educacional e Acadêmica – PIEA, concedendo bolsas de estudo e benefícios complementares, para o nível de educação básica, garantindo o acesso, permanência e conclusão do curso.

Na área de assistência social oferta serviços, programas e projetos nas categorias de atendimento e assessoramento, conforme Art. 3º da Lei Orgânica de Assistência Social.

A ANEAS atua em conformidade à legislação vigente por meio da Lei Nº 12.101/2009, Lei Nº 12.868/2013, Decreto Nº 8.242/2014 e Portaria Normativa MEC Nº 15/2017.

NOSSOS CANAIS


ete@etefmc.com.br
(35) 3473-3600

Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossa plataforma e em serviços de terceiros parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza a ETE FMC a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades.