SEMANA DA CIDADANIA GLOBAL 2025

18/07/2025

A ETE FMC realizou a Semana da Cidadania Global de 14 a 18 de julho.

Acerca da temática socioambiental, o evento contou com uma vasta programação ao longo de 5 dias:

14/07 – Palestra “Caminhos para uma cidadania planetária: ecologia, economia e política a serviço do bem comum”, ministrada por Eduardo Brasileiro, às 10h, no Auditório Sinhá Moreira; Abertura da Semana da Cidadania Global e Sarau dos Alunos, a partir das 15h, no Auditório Sinhá Moreira; Palestra "Fronteiras da Fé: Caminhos de Justiça e Esperança com Refugiados e Povos da Amazônia”, ministrada pelo Pe. José Paulino Martins, SJ, no Centro de Estudos, às 19h30 (para estudantes do Noturno).

15/07 – Oficinas (manhã e tarde): "Ecologia Integral" (Magis Brasil – Ir. Douglas Turri, SJ, Giovani do Carmo Júnior e Alessandra Aparecida Custódio), "Tecnologia Verde e Sustentabilidade: O Falso Consenso Diante da Crise Climática" (Thaynara Camargo), “Ecologia Integral e os Povos Formadores do Sul de Minas: Uma Visão Arqueológica da Relação do Homem na Ocupação Regional” (MS. Paulo Araújo), “A Importância do Planejamento Urbano” (Mariana Vidal), “Movimento Popular e Direito à Alimentação: A Experiência do Restaurante Popular Já!" (Lívia Macedo), “Escutar, Servir e Acompanhar: Encontros que Transformam” (Pe. José Paulino Martins), “Meio Ambiente: E Eu com Isso?” (Carlos Alberto Conti), “Cortiços, Favelas e Racismo Ambiental no Brasil” (Luiz Carlos Delfino), “Moda Sustentável” (Mariana Fernandes), “Economia Solidária” (Maria Stela da Fonseca Nogueira), “Como Enxergamos Roupas Usadas: Mais do que Peças, Elas Carregam Histórias” (Maísa Costa), “Consumo, Reciclagem e Sustentabilidade” (Luiza Diniz), “Montanhismo Sustentável” (Leandro Souza), “Acolhimento dos Imigrantes e Refugiados” (Pe. Peter Hoach), “Os Maiores Desafios para Viver a Ecologia Integral” (Pe. Paulo Adolfo Simões), “O Lixo nas Mãos Certas é Riqueza” (Eliane de Moura), “Ecologia Integral e Defesa dos Direitos da Mulher” (Maiara Carvalho), “COP 30 e o Desenvolvimento no Brasil” (Lucas Coldibelli e Gabriel Antônio de Oliveira), “Cuidar da Casa Comum é Nossa Missão” (André Ferreira Martins), “Tecnologia e a Ciência Cidadã Andam Juntas na Proteção do Meio Ambiente” (Tainá Furtado), “Mudanças Climáticas e Deslocamentos Humanos: Entendendo as Migrações Climáticas” (Estela Cristina Vieira de Siqueira), “Tecendo Relações Responsáveis para o Desenvolvimento Sustentável” (Cristiana Loyola), “Trabalho Desenvolvido com Pessoas em Situação de Rua” (Gilmara Aparecida Silvério Machado), “Justiça para Quem? Vulnerabilidade e Minorias em Tempos de Crise” (Jackeline Nogueira), “Histórias de Recomeço: A Jornada da Imigração” (Jefferson Machado), “A Importância do Médico Veterinário no Resgate de Animais em Desastres” (Isabella da Costa), “Entre Trilhas e Sentidos: Percepções Profundas e Vivências no Tour du Mont Blanc - França, Itália e Suíça” (Christian Valias), “A Importância da Luta Antirracista na Sociedade” (Pedro Razzúl e Lília Marques), “Vulnerabilidade e Justiça Socioambiental: Um Olhar das Periferias” (Áurea Pereira), “Lixo Invisível: Testando a Liberação de Microplásticos” Dra. Letícia de Alcântara), “Insetos do Brasil e do Mundo: Diversidade e Curadoria” (Caio Silva e Maria Luiza).

16/07 – Palestra "Ecologia Integral", ministrada pela equipe do Magis Brasil – Ir. Douglas Turri, SJ, Giovani do Carmo Júnior e Alessandra Aparecida Custódio, às 08h e às 10h, no Centro de Estudos; Palestra "Fronteiras da Fé: Caminhos de Justiça e Esperança com Refugiados e Povos da Amazônia", ministrada pelo Pe. José Paulino Martins, SJ, no Centro de Estudos, às 13h30, no Auditório (para alunos do Diurno); Palestra "Fraternidade e Ecologia Integral", ministrada pelo Pe. Jean Poul Hansen, às 15h30, no Auditório; Abertura da Simulação Interna das Nações Unidas – SINU 2025 e Simulado, às 19h, no Auditório.

17/07 – SINU 2025 no Salão de Eventos e Seminário no Centro de Estudos (manhã e tarde).

18/07 – SINU 2025 no Salão de Eventos e Seminário no Centro de Estudos (manhã).

A nona edição da Simulação Interna das Nações Unidas da ETE FMC teve como tema central "Negligência ante as mudanças climáticas e suas consequências sociais e políticas".

O Seminário foi sobre as obras: "Meu Vô Apolinário: Um Mergulho no rio da (minha) memória" (Daniel Monteiro Costa), "Ideias para adiar o fim do mundo" (Ailton Krenak), "A vida não é útil" (Ailton Krenak), "O sentido das águas: histórias do Rio Negro" (Drauzio Varella) e "Metade Cara, Metade Máscara" (Eliane Potiguara).

Confira a cobertura fotográfica do evento, dia a dia, no Facebook da ETE!

A Escola Técnica de Eletrônica “Francisco Moreira da Costa” é mantida pela Associação Nóbrega de Educação e Assistência Social (ANEAS), instituição de direito privado sem fins lucrativos, filantrópica, de natureza educativa, cultural, assistencial e beneficente, certificada como Entidade Beneficente de Assistência Social (CEBAS), nas áreas de educação e assistência social.

Na área de educação, desenvolve o Programa de Inclusão Educacional e Acadêmica (PIEA), oferecendo bolsas de estudo e benefícios complementares, para os níveis de educação básica, garantindo o acesso, permanência e a aprendizagem.

Na área de assistência social desenvolve serviços, programas e projetos nas categorias de atendimento, assessoramento, defesa e garantia de direitos, de acordo com o Art. 3º da Lei Orgânica de Assistência Social.

A ANEAS atua em conformidade à legislação vigente por meio da Lei Complementar nº 187 de 16 de dezembro de 2021.

NOSSOS CANAIS


ete@etefmc.com.br
(35) 3473-3600

Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossa plataforma e em serviços de terceiros parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza a ETE FMC a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades.