Semana da Cidadania Global da ETE FMC 2022

15/07/2022

A Semana da Cidadania Global da ETE foi realizada de 11 a 14 de julho e a programação contou com várias atividades que envolveram toda a instituição, inclusive momentos específicos abertos à comunidade.

A Mesa Redonda sobre o livro “Por que a guerra: cartas entre Freud e Einstein” abriu a semana, na segunda, dia 11, e contou com a participação da Prof. Valéria Regina Ayres Motta e do Prof. Adriano Geraldo da Silva. A Prof. Valéria explanou a questão sobre o ponto de vista freudiano, enquanto o Prof. Adriano defendeu a visão einsteiniana.

Na terça, dia 12, aconteceu a Abertura Oficial da SINU – Simulação Interna das Nações Unidas e dos Seminários, com os discursos das delegações dos países participantes da SINU e a apresentação de dança da Academia Ândrea Falsarella.

Ainda dentro da extensa programação proposta na Semana da Cidadania Global, recebemos o testemunho do ex aluno da ETE, Dimas Oliveira, que atualmente cumpre seu chamado como jesuíta. Dimas orquestrou um profundo bate-papo com os estudantes no dia 13 de julho, quinta, dividindo um pouco de sua vivência com os refugiados enquanto missão jesuíta.

O livro "O diário de Zlata – A vida de uma menina na guerra", foi o tema central dos Seminários. No primeiro dia de seminário, os alunos puderam ouvir a história de uma jovem da cidade de Itajubá, que morou na Líbia e contou sua intensa experiência de viver em um país em guerra.

Já as oficinas temáticas, que aconteceram na manhã do dia 12, foram acerca de relevantes assuntos como: “A questão das mulheres”, “A Arte como contestação social”, “Empreendedorismo social”, “Educação financeira”, “Meio ambiente”, “Mobilidade urbana” e “Esporte”.

No âmbito da SINU, estudantes do Ensino Médio Regular debateram sobre o tema: "O Conflito Rússia X Ucrânia". Neste ano, na 6ª edição da SINU, os alunos representaram a Organização para a Segurança e Cooperação na Europa (OSCE), uma organização de países do Ocidente voltada para a promoção da democracia, direitos humanos e liberdade de imprensa.

A SINU e os Seminários aconteceram, simultaneamente, dias 13 e 14 de julho.

“A SINU tem por objetivo desenvolver nos estudantes a reflexão crítica sobre problemas mundiais relevantes, tendo em vista os desafios políticos, econômicos e de diversidade cultural mundiais”, explica a Coordenadora do Ensino Médio, Prof. Caroline Almeida.

A Semana da Cidadania Global promoveu, através de pesquisas e grupos de discussão, a compreensão dos estudantes referente às decisões tomadas nas esferas executivas e diplomáticas internacionais que impactam em sua realidade.

A ETE FMC é mantido pela Associação Nóbrega de Educação e Assistência Social (ANEAS), instituição de direito privado sem fins lucrativos, filantrópica, de natureza educativa, cultural, assistencial e beneficente, certificada como Entidade Beneficente de Assistência Social (CEBAS), nas áreas de educação e assistência social.

Na área de educação, desenvolve o Programa de Inclusão Educacional e Acadêmica (PIEA), oferecendo bolsas de estudo e benefícios complementares, para os níveis de educação básica, garantindo o acesso, permanência e a aprendizagem.

Na área de assistência social desenvolve serviços, programas e projetos nas categorias de atendimento, assessoramento, defesa e garantia de direitos, de acordo com o Art. 3º da Lei Orgânica de Assistência Social.

A ANEAS atua em conformidade à legislação vigente por meio da Lei Complementar nº 187 de 16 de dezembro de 2021.

NOSSOS CANAIS


ete@etefmc.com.br
(35) 3473-3600

Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossa plataforma e em serviços de terceiros parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza a ETE FMC a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades.