52 anos da ETE FMC

15/03/2011

52 anos da ETE FMC

A ETE FMC, fundada em março de 1959, é fruto do idealismo e da visão de futuro de Luzia Rennó Moreira, Dona Sinhá.

Primeira escola técnica em eletrônica da América Latina e a sétima do mundo, a ETE já nasceu com uma proposta educacional e um modelo de ensino absolutamente ousados e modernos para a época. A orientação e a condução desta proposta foi entregue aos padres jesuítas que, desde então, têm agregado a ela sua experiência em educação da juventude.

Para cumprir seus objetivos educacionais e atender às necessidades do universo do trabalho nacional, a ETE tem passado por várias transformações acadêmicas, curriculares e estruturais ao longo de sua existência, procurando manter-se em sintonia com as mudanças sociais do país, com a evolução dos projetos educacionais e com o desenvolvimento regional.

Algumas datas importantes para a ETE FMC:

    17 de setembro de 1907 – Nascimento de Luiza Rennó Moreira (Sinhá Moreira).
    17 de setembro de 1958 – Assinatura do Decreto que autoriza o Curso Técnico de Eletrônica no Brasil, pelo Presidente da República Juscelino Kubitschek.
    11 de outubro de 1958 – Criação da Fundação Dona Mindoca Rennó Moreira.
    06 de janeiro de 1959 – Oficializado o convênio entre o Ministério da Educação e da Cultura (MEC) e a Fundação Dona Mindoca Rennó Moreira.
    15 de Março de 1959 – Início das atividades na ETE FMC.
    25 de outubro de 1959 – Visita do  Ministro da Educação Sr. Clovis Salgado e Lançamento da Pedra Fundamental.
    02 de dezembro de 1962 – Formatura da Primeira Turma.
    09 de março de 1963 – Falecimento de Sinhá Moreira.
    21 de abril de 1963 – Medalha de Hora Inconfidência Mineira (post mortem) a D. Luzia Rennó Moreira por Serviços de Notória Magnitude, pelo governador de Minas Gerais Sr. José Magalhães Pinto.

Hoje, a ETE conta com 13 laboratórios, 20 salas de aula, biblioteca com mais de 8 mil volumes, cerca de 350 computadores, quadras poliesportivas, piscina semiolímpica, 2 campos de futebol em tamanho oficial, etc, distribuídos nos seus 131 mil m2, sendo 22 mil de área construída.

Atualmente, a ETE FMC oferece os cursos:

Diurnos - Técnico em Eletrônica (com ênfase em Automação), Técnico em Telecomunicações, Técnico em Equipamentos Biomédicos e Ensino Médio.

Noturnos (Pós-Médio) - Técnico em Eletrônica (com ênfase em Automação) e Técnico em Telecomunicações.

ETE FMC, há 52 anos formando homens e mulheres para os demais!

 

 

 

A ETE FMC é mantida pela Associação Nóbrega de Educação e Assistência Social – ANEAS, instituição de direito privado sem fins lucrativos, filantrópica, de natureza educativa, cultural, assistencial, beneficente, reconhecida como de utilidade pública estadual e com Certificado de Entidade Beneficente de Assistência Social - CEBAS, nas áreas de educação e assistência social.

Na área de educação desenvolve o Programa de Inclusão Educacional e Acadêmica – PIEA, concedendo bolsas de estudo e benefícios complementares, para o nível de educação básica, garantindo o acesso, permanência e conclusão do curso.

Na área de assistência social oferta serviços, programas e projetos nas categorias de atendimento e assessoramento, conforme Art. 3º da Lei Orgânica de Assistência Social.

A ANEAS atua em conformidade à legislação vigente por meio da Lei Nº 12.101/2009, Lei Nº 12.868/2013, Decreto Nº 8.242/2014 e Portaria Normativa MEC Nº 15/2017.

NOSSOS CANAIS


ete@etefmc.com.br
(35) 3473-3600