PROJETE 2022

13/09/2022

Entre os dias 03 a 08 de outubro acontece a 42ª edição da PROJETE, Feira de Projetos da ETE FMC. Nessa edição, o evento conta com projetos de cerca de 105 equipes, totalizando 412 alunos participantes.

Muita coisa mudou na área tecnológica desde a primeira edição da PROJETE, em 1981. Sempre acompanhando os novos tempos, os temas deste ano dialogam com o Metaverso, abordando a Realidade Virtual e também a Realidade Aumentada. Mas nem tudo é tecnologia nesse ano, o evento vai ser ainda mais emocionante para os estudantes, já que agora a PROJETE será presencial e aberta a toda comunidade diferente dos últimos anos de pandemia, em que a feira ocorreu de forma mais restrita.

Sobre isso, entrevistamos a professora Ana Leticia Gomes Gonçalves, co-coordenadora da PROJETE 2022. Que já adiantou que estão sendo realizados projetos de realidade aumentada, realidade virtual, projetos na área de educação, soluções gamificadas e automação industrial.

- Qual o tema escolhido esse ano e por que fizeram essa escolha?

São dois temas: Realidade Virtual e Realidade Aumentada. Fizemos essa escolha pois vimos uma crescente utilização desses recursos tecnológicos em diversas áreas. Há novas ferramentas que facilitam o desenvolvimento de soluções nesse segmento e vemos como uma oportunidade para expandir a visão dos nossos alunos para novas perspectivas do mercado de trabalho.

- Como está a expectativa para essa volta da PROJETE aberta e presencial?

A expectativa é muito grande, por toda a comunidade acadêmica. A maior parte dos alunos atuais não participaram de uma edição presencial e, dessa forma, será uma experiência totalmente nova. Ano passado, tivemos uma pequena mostra presencial, com visitação controlada, que já surpreendeu pelo resultado. Esperamos promover diferentes sensações nos alunos, após de praticamente um ano letivo de desenvolvimento dos projetos.

- Quais as novidades desse ano?

Teremos demonstração do futuro Espaço Maker da ETE FMC e a volta do ETE PLAY. Novas categorias foram inseridas em função do aprendizado que tivemos com as apresentações virtuais de 2020 e 2021. Queremos estimular múltiplas habilidades dos alunos, e não somente a competência técnica específica em um ou outro assunto.

CATEGORIA ESPECIAL

Alunos de outras escolas do 8º e 9º anos vão concorrer com trabalhos científicos através da Categoria Especial. Com a opção facultativa de apresentação virtual ou presencial, a Categoria Especial é uma oportunidade para os alunos de todo o Brasil se destacarem frente à comunidade e nacionalmente.

Utilizando os três critérios de Relevância Social; Inovação ou Investigação; Profundidade, cabe ao Comitê de Seleção de Trabalhos Científicos avaliar e pontuar os projetos apresentados.

 

A Escola Técnica de Eletrônica “Francisco Moreira da Costa” é mantida pela Associação Nóbrega de Educação e Assistência Social (ANEAS), instituição de direito privado sem fins lucrativos, filantrópica, de natureza educativa, cultural, assistencial e beneficente, certificada como Entidade Beneficente de Assistência Social (CEBAS), nas áreas de educação e assistência social.

Na área de educação, desenvolve o Programa de Inclusão Educacional e Acadêmica (PIEA), oferecendo bolsas de estudo e benefícios complementares, para os níveis de educação básica, garantindo o acesso, permanência e a aprendizagem.

Na área de assistência social desenvolve serviços, programas e projetos nas categorias de atendimento, assessoramento, defesa e garantia de direitos, de acordo com o Art. 3º da Lei Orgânica de Assistência Social.

A ANEAS atua em conformidade à legislação vigente por meio da Lei Complementar nº 187 de 16 de dezembro de 2021.

NOSSOS CANAIS


ete@etefmc.com.br
(35) 3473-3600

Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossa plataforma e em serviços de terceiros parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza a ETE FMC a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades.