Semana da Cidadania Global

10/09/2021

Nos dias 15 e 16 de setembro, a ETE FMC realizará a Semana da Cidadania Global, que contará com dois eventos simultâneos: a 5ª Edição da Simulação Interna das Nações Unidas (SINU), cujo tema será: Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – 17 objetivos para transformar nosso mundo e os Seminários Acadêmicos, com o tema: Mais justiça, menos desigualdades - Reflexões sobre um mundo mais justo, sustentável e solidário, a partir de relatórios, análises e índices da Oxfam Brasil.

Trata-se de um projeto pedagógico que tem por objetivo geral desenvolver nos estudantes a reflexão crítica sobre problemas mundiais, a partir dos desafios políticos, econômicos e de diversidade cultural mundiais. Quanto aos  objetivos específicos, ressaltam-se os seguintes:  promover, por meio de pesquisas e grupos de discussão, a compreensão referente às decisões tomadas nas esferas Executivas e Diplomáticas internacionais que impactam em sua realidade; cultivar o espírito de liderança nos discentes, por meio de uma tomada de decisão diante de questões de interesse mundial e nacional; desenvolver e aperfeiçoar capacidades de compreensão do ponto de vista do outro, compartilhar decisões e respeitar opiniões; desenvolver a comunicação oral, por meio da síntese e comunicação das ideias.

O projeto prevê uma etapa de preparação por meio de pesquisa sobre o tema geral das discussões. Os discentes são divididos em grupo de trabalhos, no caso dos Seminários, e em representações de delegações de países e imprensa, no caso da SINU. Além das pesquisas, são realizadas oficinas preparatórias divididas entre momentos de formação sobre os temas e desenvolvimento de um maior repertório de habilidades, que estão ligadas à interpretação de texto e principalmente à oralidade. A segunda etapa consiste na simulação propriamente dita e na apresentação dos Seminários, ambos realizados em dois dias.

A formação que tem como norte a Cidadania Global está contemplada no Projeto Educativo Comum (PEC) da Rede Jesuíta de Educação (RJE), que prioriza a promoção da formação integral dos alunos, na qual [...] “toda a ação educativa converge para a formação da pessoa, enfatizando a necessidade de reconhecer as potencialidades do indivíduo e garantindo o desenvolvimento das dimensões afetiva, espiritual, ética, estética, cognitiva, comunicativa, corporal e sociopolítica.” (PEC – parágrafo 40, pg 49 e 50, 2016)

No caso específico da SINU, contamos com o método pedagógico da simulação, o qual faz com que os alunos se aproximem da linguagem e postura diplomática, a partir do contato com dilemas políticos, econômicos e sociais reais, com vistas a buscar soluções para tais. A construção coletiva, processual e democrática é a marca essencial do projeto, que, ao final, não entrega um produto, obra ou texto, mas sim visa contribuir para que os participantes adquiram uma “mentalidade alargada” e assumam uma postura crítica e empática diante da realidade.

Simular uma reunião das Nações Unidas ou apresentar Seminários inegavelmente pode gerar certa ansiedade e traz grandes desafios. No entanto, tudo isso desencadeia um processo de aprendizagem significativa, que marca a vida do estudante. Grande parte dos participantes de anos anteriores destacam que eventos como esse estiveram entre os pontos altos de seu Ensino Médio. As competências, habilidades e repertório desenvolvidos são marcos positivos que enriquecem o estudante do ponto de vista humano, profissional e cognitivo.

Que a temática deste ano ajude os 101 estudantes impactados diretamente pela Semana da Cidadania Global e toda a comunidade escolar a ESPERANÇAR e acreditar que um mundo melhor e mais justo é possível!

A ETE FMC é mantida pela Associação Nóbrega de Educação e Assistência Social – ANEAS, instituição de direito privado sem fins lucrativos, filantrópica, de natureza educativa, cultural, assistencial, beneficente, reconhecida como de utilidade pública estadual e com Certificado de Entidade Beneficente de Assistência Social - CEBAS, nas áreas de educação e assistência social.

Na área de educação desenvolve o Programa de Inclusão Educacional e Acadêmica – PIEA, concedendo bolsas de estudo e benefícios complementares, para o nível de educação básica, garantindo o acesso, permanência e conclusão do curso.

Na área de assistência social oferta serviços, programas e projetos nas categorias de atendimento e assessoramento, conforme Art. 3º da Lei Orgânica de Assistência Social.

A ANEAS atua em conformidade à legislação vigente por meio da Lei Nº 12.101/2009, Lei Nº 12.868/2013, Decreto Nº 8.242/2014 e Portaria Normativa MEC Nº 15/2017.

NOSSOS CANAIS


ete@etefmc.com.br
(35) 3473-3600

Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossa plataforma e em serviços de terceiros parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza a ETE FMC a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades.