Projeto Conexão Esportiva

09/01/2020

 Uma parceria com a Prefeitura Municipal de Santa Rita do Sapucaí

O PROJETO
O projeto Conexão Esportiva é uma iniciativa da Escola Técnica de Eletrônica que teve início em 2016, atendendo cerca de 480 crianças, realizando aulas semanais de iniciação e formação esportiva para crianças e adolescentes matriculados no ensino fundamental. As aulas acontecem de segunda à quinta-feira, sendo que cada aluno matriculado frequenta as aula duas vezes na semana. As modalidades oferecidas são : Basquete, Vôlei, Futebol, Futsal e Iniciação Esportiva (todas as modalidades).

PARCERIA
Em maio de 2019, o Conexão Esportiva firmou parceria com a Prefeitura Municipal de Santa Rita do Sapucaí e conseguiu expandir o número de atendidos para cerca de 660 crianças e, consecutivamente, aumentou o número de polos de realização das aulas para conseguir atender aos bairros mais afastados do centro. As aulas são realizadas nos ambientes esportivos da ETE FMC, Ginásio Poliesportivo do Inatel, Ginásio Poliesportivo do Santa Rita Country Club, quadra do bairro Rua Nova, campo “Garotos da Vila” no bairro Vila Operária e Ginásio Jacques Bressler no bairro Nova Cidade .
No dia 24 de julho de 2019, foi realizada no auditório Sinhá Moreira da Escola Técnica de Eletrônica a cerimônia de lançamento de alguns projetos que a prefeitura firmou parceria, sendo um deles o projeto Conexão Esportiva, ocasião em que o Prefeito Wander Wilson Chaves fez as honras.

DEPOIMENTOS
Vários depoimentos atestam a importância do projeto e da parceria com a PMSRS.
Iniciamos pelo depoimento do Diretor Geral da Escola Técnica de Eletrônica, Prof. Alexandre Loures Barbosa: “A ETE FMC orgulha-se imensamente de ser a idealizadora, incentivadora e executora do Projeto Conexão Esportiva, que muito tem a ver com nossa missão enquanto Escola Jesuíta. A transmissão de valores e as relações sociais são fatores principais do instrumento de educação. Por esta razão, o esporte estabelece um papel tão importante na sociedade: promover a inclusão social. A parceria com a Prefeitura Municipal só veio somar, possibilitando a ampliação do alcance aos jovens da cidade, no intuito de transformar mais vidas através do esporte. Eu, particularmente, sou um grande entusiasta do Conexão Esportiva, e desejo-lhe vida longa”.

O Prefeito Wander Wilson Chaves ressalta a importância dessa parceria: “A união do Poder Público local com o projeto Conexão Esportiva, traz inúmeros benefícios aos nossos jovens e à sociedade, contribuindo não só com a formação física e psíquica, mas também desenvolvendo através do esporte o senso de cooperativismo e disciplina, algo imprescindível para toda vida, integrando a comunidade escolar com a comunidade de Santa Rita do Sapucaí. Nesse sentido, a relevância desta parceria é de extrema importância”.
Já para Janilton Prado, Secretário Municipal de Esportes, Cultura, Lazer e Turismo, afirma que “ a parceria que a prefeitura tem com o Conexão Esportiva é de extrema importância no sentido de que conseguimos valorizar ainda mais o esporte da cidade, dar acesso às pessoas que eventualmente não tinham acesso direto, principalmente nos bairros que são mais afastados do centro. Ter o Conexão Esportiva como parceiro vem incrementando mais as ações que a Secretaria de Cultura e Esportes já vem realizando, então acreditamos que é uma parceria duradoura e tem bons frutos para serem colhidos ao longo dos anos. É uma parceria muito legal!”, finaliza ele.

DEPOIMENTOS DE ESCOLAS PARCEIRAS
O conexão Esportiva conta também com escolas parceiras, tais como Escola Municipal José Ribeiro de Carvalho e Escola Municipal Valéria Junqueira de Paduan, onde os alunos matriculados no tempo integral participam das atividades do Conexão Esportiva no período contrário da aula.
A Diretora da E.M. Valéria Junqueira de Paduan, Leila Maria Ribeiro Vilela Mamud, conta um pouco como o projeto tem auxiliado no dia a dia dos garotos e garotas que participam das aulas no decorrer da semana: “Tenho que agradecer a oportunidade dos alunos da escola participarem desse projeto que muito tem acrescentado na vida desses estudantes, sendo em média 60 alunos por semana. Além de desenvolver capacidades técnicas, habilidades de coordenação motora e melhorar as condições físicas dos alunos, o projeto muito contribuiu para a socialização e integração dos mesmos em outros grupos. A prática esportiva é fundamental para uma vida com mais saúde, além de melhorar a qualidade de vida dos pequenos, o esporte em sua totalidade contribui muito para afastar algumas crianças do risco social. Como a participação na Conexão Esportiva é muito concorrida pelos alunos da escola, foi possível estabelecer regras de comportamento e cumprimento das mesmas para ter direito de participar do projeto, o que muito ajudou a escola e os próprios alunos tanto em convivência, aprendizagem, ética desportiva, autodisciplina e respeito. Agradeço o compromisso com a escola e o carinho com nossos alunos. Espero em 2020 continuar a fazer parte do Conexão Esportiva”.
Andréa Borsato Pinto, Diretora da E. M. Dr. José Ribeiro de Carvalho, deixa seu depoimento e também o depoimento das professoras que acompanham os alunos no momento das atividades: “A rede municipal de Santa Rita do Sapucaí é muito feliz no que se refere à Educação Física, pela concepção e importância que damos à disciplina. Temos professores especialistas que trabalham com alunos da pré escola ao 9º ano. Em paralelo, desenvolvemos projetos específicos relacionados ao esporte, como: xadrez, voleibol, basquete, futsal e capoeira. E o Conexão Esportiva é o projeto mais atuante que temos como atividades complementares, considerando o grande número de participantes envolvidos. A partir do momento em que iniciamos neste projeto, pudemos perceber a evolução dos alunos ao longo do ano letivo, com melhoria significativa em todos os aspectos: cognitivos, afetivos, psicomotor e pedagógico”. Dentre as observações colocadas pelos professores das turmas que participam das atividades, destacamos os seguintes relatos: “Desde que iniciaram no projeto, as crianças vêm melhorando visivelmente as competências cognitivas, sociais e pessoais, como por exemplo, na convivência (respeito) com os colegas, professores e funcionários, no estabelecimento de metas e na autoavaliação.” (Professora Flávia Veronesi de Aguiar); “A diversidade de jogos e atividades propostas aos alunos é muito interessante, pois os envolve totalmente. Os monitores são muito responsáveis, atenciosos e capazes.” (Professora Maria Salete da Fonseca Bonifácio); “As brincadeiras aprendidas têm sido utilizadas em grande escala na escola, nos horários recreativos da turma. Noto ainda que a resolução de conflitos entre eles tem apresentado melhoria, menos agressividade e mais diálogo. Acreditamos que esta parceria trouxe para nossa escola mais confiança, harmonia e envolvimento dos alunos nas ações pedagógicas, na motivação à prática esportiva com disciplina e colaboração.” (Professora Vânia Maria Ferraz Luz).
Além das escolas municipais, o projeto conta também com a parceria da Escola Estadual Sanico Teles, em que os alunos do Novo Ensino Médio participam do Conexão Esportiva, assim como o CASI – Centro de Assistência Sócio Infantil – que também é um de nossos parceiros. Segue o depoimento da Coordenadora do CASI, Natali Floriano Pereira: “Há 10 meses os alunos do CASI participam do Conexão Esportiva, que tem sido uma experiência fantástica. Vejo o projeto como uma oportunidade, através do esporte de relacionamento extraescolar, proporcionando motivação, melhora da sensação de bem-estar, melhor facilidade de inclusão social e melhora da autoestima. Claro que este não é o objetivo principal dos projetos socioesportivos, mas sim oferecer e dar oportunidade às comunidades em risco social de ter contato com atividades que possam contribuir para o desenvolvimento e alcance da cidadania. Temos um ótima relação com os profissionais que dirigem o projeto, diariamente é feito um feedback e quando o profissional responsável pela Conexão Esportiva verifica que alguma coisa está fora do normal, ele procura a coordenação e juntos conversamos. Minha expectativa em relação ao projeto é que a cada dia esta parceria se fortaleça em prol do bem comum dos participantes do CASI. Gostaríamos de agradecer pela oportunidade de fazermos parte deste projeto. Somos privilegiados. Embora cientes do comportamento de alguns participantes não seja o esperado, deixamos claro que vem sendo feito um trabalho em equipe de conscientização com os mesmos e com a família”.
Continuando com os depoimentos, Patrícia Mendes Inácio e Adriano Carneiro Capistrano, que são pais de Davi Mendes Inácio Capistrano que é aluno de voleibol do Conexão Esportiva, nos contaram um pouco da trajetória do filho: “Davi iniciou no voleibol aos 9 anos de idade quando entrou no projeto Conexão Esportiva, e foi através deste projeto maravilhoso que ele adquiriu gosto pelo esporte. No início deste ano ele foi federado pelo time de voleibol de Varginha através de uma peneira que participou, e entre os dias 06/11 a 10/11/19 atuou do campeonato estadual sub 15 disputando com grandes times como “Sada Cruzeiro” e ‘Minas Tênis Clube”, alcançando o 4º lugar entre times de todo o estado de Minas Gerais. Foi uma experiência incrível para ele, só temos a agradecer este grande projeto que traz para os alunos disciplina, espírito de competitividade e oportunidades”.
Para Rosileni Pivoto Pontim e Marcos de Lima Pontim, que são pais da aluna Sofia: “Nós, pais da aluna do Conexão Esportiva – modalidade basquete, Sofia Pivoto Pontim, gostaríamos dar nosso depoimento em relação a atividade desenvolvida pelo projeto Conexão Esportiva. Sofia é uma criança muito ativa e também muito interessada em atividades esportivas. Mas o basquete, em especial, proporcionou à Sofia o início de sua autonomia em relação às atitudes, compreensão e autoconhecimento, então, podemos dizer que a Sofia se transformou devido ao esporte. Também queremos deixar registrado que nossa filha brilha os olhos com as aulas de basquete, conta os dias pra chegar a aula e é incrível ver o quanto esse trabalho está contribuindo no desenvolvimento dela. Nosso sincero agradecimento a todos os profissionais envolvidos nesse lindo trabalho!”

DEPOIMENTOS DE ALUNOS DO PROJETO
“O projeto Conexão Esportiva me ajudou e continua me ajudando muito a cada dia que passa. Eu tenho um pouco de problema com a minha coordenação motora por causa da minha altura, que foi melhorando conforme pratiquei o esporte. Não conseguia jogar futebol na escola, porém entrei nas aulas de basquete do professor André e me apaixonei pelo esporte com o tempo. No começo, confesso que ia somente para praticar esporte e não ficar parado em casa, mas depois ganhei confiança no esporte e comecei a me esforçar cada vez mais. O projeto me ofereceu diversas oportunidades e me mostrou uma das coisas que mais gosto de fazer que é jogar basquete”. (Leonardo Urbanavicius – basquete)
“Para mim o Conexão Esportiva é um incentivo para jovens praticarem esportes. Existem vários esportes como vôlei, basquete, futsal, etc, e para mim foi muito bom entrar no projeto, pois desenvolvi várias mobilidades com o vôlei, deixando-me mais ativa e também ocupando meus horários livres, e acabei deixando de mexer mais no celular”. (Mariana Miguta – vôlei)
“O projeto Conexão Esportiva está sendo muito bom para mim. É uma forma de conhecer pessoas e fazer amizades, além de praticar esportes. Essa prática pode ajudar pessoas que estejam com a saúde ruim ou que estejam passando por problemas dentro e fora de casa”. (Beatriz Bianchi Minhós)
“Estou nesse projeto há três anos, um no futebol e dois no basquete. Vou contar um pouco de minha experiência. O projeto não somente conta com professores presentes e muito bem preparados, mas também funciona como uma família, vínculos de amizades estão sendo criados a todo momento, todos muito acolhedores e companheiros. Não somos apenas algumas pessoas que fazem um esporte, somos uma equipe, preocupados uns com os outros, tentando sempre dar o melhor. O esporte ajudou e ainda ajuda pessoas não só com o desenvolvimento físico, mas também com caráter e solidariedade, fazendo com que não pensem apenas em si mesmos, e sim preocupando-se com o próximo. Aprendi várias lições de vida e creio que tenho muito a aprender ainda, o projeto está sendo para mim acima de tudo uma das melhores e mais legais experiências da minha vida”. (Gustavo Pivoto Ambrósio – basquete)
“O Conexão Esportiva está sendo uma experiência super legal e divertida, onde eu aprendi várias coisas da modalidade escolhida e fiz vários amigos. E no tempo que eu estaria mexendo no celular, eu estou fazendo uma atividade física”. (Lara Moreira Siécola)
“O Conexão Esportiva para mim é um tipo de motivação. Gosto muito de fazer vôlei porque fiz novos amigos e também tive minha saúde melhorada. Meus professores são maravilhosos. Sempre que tenho dúvidas de como fazer algo, sempre estão ali para me ajudar. Também tenho o sonho de ser jogadora de vôlei e com este projeto e meus professores, irei conseguir conquistá-lo”. (Camila Paduan Costa de Faria)

EVENTOS REALIZADOS
Na semana da criança (7 a 11 de outubro de 2019) o Conexão Esportiva em parceria com a Prefeitura de Santa Rita realizou a “Rua de Lazer”, atendendo as escolas municipais rurais e urbanas da cidade, várias atividades foram programadas, divididas em três oficinas: atividades recreativas, atividades com água e atividades desportivas. As atividades foram realizadas no campus do Inatel e campus da ETE FMC.

EVENTOS EXTERNOS
No dia 14/09/19 os alunos do Conexão Esportiva da turma de vôlei, tiveram a oportunidade de participar do 1º Encontro Regional de Voleibol, em Cachoeira de Minas, disputando contra Conceição dos Ouros e Natércia.
No dia 16/11/19, foi a vez das meninas do vôlei participarem do primeiro torneiro externo do Conexão Esportiva, na cidade de São Bento do Sapucaí, intitulado “2º Torneio SP/MG de Voleibol”. Estiveram presentes no evento as equipes: Conexão Esportiva, TCC Taubaté, Pindamonhangaba, Vôlei Cidadão de São Bento do Sapucaí e Natércia.

EVENTO LOCAL
No dia 19 de outubro de 2019, a equipe Sub 15 de basquetebol masculino do Conexão Esportiva entrou em quadra pela Liga Sul Minas de Basquetebol. O evento foi realizado no Ginásio Poliesportivo do Inatel, em Santa Rita do Sapucaí.
Destaque: O aluno Mauro Iwama foi eleito o Cestinha da primeira edição da LSMB sub 15 com 43 pontos na competição.

FESTIVAL DE ENCERRAMENTO DAS ATIVIDADES DE 2019
Nos dias 10 e 11 de dezembro de 2019 foi realizado, nos polos Inatel e ETE, o festival de encerramento das atividades do semestre, onde os professores realizaram várias atividades lúdicas com intuito de divertir e interagir turmas de polos diferentes.

 

A Escola Técnica de Eletrônica “Francisco Moreira da Costa” é mantida pela Associação Nóbrega de Educação e Assistência Social (ANEAS), instituição de direito privado sem fins lucrativos, filantrópica, de natureza educativa, cultural, assistencial e beneficente, certificada como Entidade Beneficente de Assistência Social (CEBAS), nas áreas de educação e assistência social.

Na área de educação, desenvolve o Programa de Inclusão Educacional e Acadêmica (PIEA), oferecendo bolsas de estudo e benefícios complementares, para os níveis de educação básica, garantindo o acesso, permanência e a aprendizagem.

Na área de assistência social desenvolve serviços, programas e projetos nas categorias de atendimento, assessoramento, defesa e garantia de direitos, de acordo com o Art. 3º da Lei Orgânica de Assistência Social.

A ANEAS atua em conformidade à legislação vigente por meio da Lei Complementar nº 187 de 16 de dezembro de 2021.

NOSSOS CANAIS


ete@etefmc.com.br
(35) 3473-3600

Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossa plataforma e em serviços de terceiros parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza a ETE FMC a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades.