O grande desafio do ensino remoto

06/10/2020

A aprendizagem à distância na ETE FMC

A disseminação do novo coronavírus trouxe inúmeros desafios para todo o mundo. Para conter o avanço mundial da doença, a Covid-19, foram tomadas diversas medidas de contenção, como o distanciamento social e normas de higienização.  Ainda não se sabe por quanto tempo essas medidas protetivas serão necessárias e qual o impacto na vida das pessoas, na economia e na educação.

Porém, essas mudanças causaram grandes impactos no dia a dia, nos mais diversos setores, inclusive afetou diretamente a vida dos estudantes com o fechamento das escolas e a suspensão das aulas presenciais, em todo país.

A Escola Técnica de Eletrônica - ETE FMC – com a paralisação, desde o dia 18 de março, vem se adaptando para melhor atender os alunos com todo o suporte necessário para a sequência das atividades pedagógicas, garantindo a qualidade de ensino, com as aulas remotas, que tornou os lares dos estudantes uma extensão da escola.

A organização de atividades virtuais e o treinamento dos professores nas novas ferramentas online foi prioridade na instituição para manter os estudantes na rotina escolar, mesmo distantes desse ambiente. A escola realiza suporte pedagógico aos professores e estudantes, para manutenção dos processos de ensino e aprendizagem diante dessa nova realidade.

Aulas síncronas e assíncronas, em plataformas virtuais de ensino, são uma realidade desde o início da paralisação. Essas ferramentas online possuem muitos recursos que viabilizam o ensino a distância, possibilitando a comunicação direta entre professores-alunos e alunos-professores, que é de fundamental importância para a aprendizagem. Também foi criado um estúdio de gravação com os recursos necessários para que os professores, que assim desejarem, possam preparar vídeo-aulas. E as disciplinas do Ensino Médio ainda podem contar com os recursos disponíveis na plataforma UNO, onde possuem acesso aos materiais digitais e interativos relativos aos conteúdos trabalhados pelos professores.

A Coordenadora do Ensino Médio, Profa. Caroline Almeida, destaca que desde o início do ano letivo, de forma presencial ou virtual, a ETE FMC se dedica a promover formas de aprendizagem diferenciadas, de acordo com a demanda de cada disciplina: “Diante da prorrogação do período de suspensão das aulas, nos deparamos com a necessidade de produzir novas oportunidades de aprendizagem”.

O Coordenador do Ensino Técnico, Prof. Eduardo Abranches, ressalta que a ETE FMC mantém seu compromisso com a excelência no ensino: “A Coordenação Pedagógica, juntamente com seu corpo docente e técnico, tem empenhado esforços, ainda que a distância e com auxílio das tecnologias, para que nossos estudantes deem continuidade ao processo de aprendizagem. Mesmo com as restrições impostas pela realidade que enfrentamos, mantemos nosso compromisso com uma educação de qualidade e acreditamos que esse tempo nos trará crescimento, sabedoria, além de desenvolver novas habilidades técnicas”.

Alunos e famílias também contam com o apoio do Serviço de Orientação Educacional (SOE) que oferece todo suporte ao acesso às informações da escola e de ordem pedagógica, em diversas opções de contato. O SOE também orienta nossos alunos sobre os vestibulares através do Núcleo do Vestibulando, com materiais de apoio para estudos, provas, vídeos, dicas de professores e ex-alunos.

 

A ETE FMC é mantida pela Associação Nóbrega de Educação e Assistência Social – ANEAS, instituição de direito privado sem fins lucrativos, filantrópica, de natureza educativa, cultural, assistencial, beneficente, reconhecida como de utilidade pública estadual e com Certificado de Entidade Beneficente de Assistência Social - CEBAS, nas áreas de educação e assistência social.

Na área de educação desenvolve o Programa de Inclusão Educacional e Acadêmica – PIEA, concedendo bolsas de estudo e benefícios complementares, para o nível de educação básica, garantindo o acesso, permanência e conclusão do curso.

Na área de assistência social oferta serviços, programas e projetos nas categorias de atendimento e assessoramento, conforme Art. 3º da Lei Orgânica de Assistência Social.

A ANEAS atua em conformidade à legislação vigente por meio da Lei Nº 12.101/2009, Lei Nº 12.868/2013, Decreto Nº 8.242/2014 e Portaria Normativa MEC Nº 15/2017.

NOSSOS CANAIS


ete@etefmc.com.br
(35) 3473-3600