Projeto Hit Rope é destaque na 41ª PROJETE

05/11/2021

Um pulador de cordas automatizado – Hit Rope – é um dos projetos destaques da Feira de Projetos da ETE FMC – PROJETE. O projeto, basicamente, é um equipamento que tem o objetivo de bater corda para pessoas que não possuem os membros superiores. Entretanto, ele pode ser usado por qualquer pessoa.

Um dos criadores do Hit rope, o aluno Alex Rafael de Souza Morais, explica que o projeto poderá ajudar pessoas que não possuem os membros superiores a competirem em paraolimpíadas: “Nas nossas pesquisas descobrimos que pular corda se tornou um esporte e que irá entrar para as Olimpíadas. Então, a equipe entrou em contato com a Professora Iara Ito, membro do Comitê Olímpico Internacional de Jump Rope e Rope Skiping, para conhecer o projeto e ela se interessou muito”.

Iara Tocico Ito, que também é Presidente da Confederação Brasileira De Double Dutch e Rope Skipping e Jump Rope, visitou a PROJETE no sábado, dia 30 de outubro, acompanhada dos atletas da Seleção Brasileira, Nielly Leandra Anselmo Rodrigues e Gustavo Willian Mendes, que é vice-campeão no Internacional de Rope Skipping.

“O Hit Rope apresentou inovação e ampliou os horizontes da prática do pular corda, seja como exercício físico ou esporte. O equipamento foi testado pelos atletas filiados a esta Confederação que ficaram impressionados com os detalhes pensados pelos alunos da ETE FMC, como: as opções de acionamento, seja por comando de voz, por aplicativo ou no próprio equipamento; a pausa automática que evita acidentes; a contagem dos pulos e o aperfeiçoamento da ideia por projeção em LED. Com o avanço no desenvolvimento das modalidades esportivas de pular corda (Double Dutch, Rope Skipping e Jump Rope), logo serão necessários equipamentos que permitem a inclusão de atletas deficientes”, relata Iara.

“Parabenizo a ETE FMC pelos alunos dedicados que buscaram, além da compreensão técnica dos movimentos envolvidos, o conhecimento das regras do esporte e por idealizarem o equipamento com um olhar detalhado e empático”, finaliza a Presidente da Confederação Brasileira de Double Dutch e Rope Skipping e Jump Rope, Prof. Iara Tocico Ito.

O projeto foi desenvolvido pelos alunos Alex Rafael de Souza Morais, Giovana da Rosa Oliveira e João Pedro Silva, do 2º ano do curso técnico, para a 41ª edição da PROJETE. Assim como em 2020, as apresentações de cada série aconteceram em semanas distintas e foram transmitidas ao vivo pelo YouTube e Facebook da Escola, com apresentação presencial aos sábados, restrita aos familiares e convidados, seguindo os protocolos de segurança e higiene contra a COVID-19.

A ETE FMC é mantida pela Associação Nóbrega de Educação e Assistência Social – ANEAS, instituição de direito privado sem fins lucrativos, filantrópica, de natureza educativa, cultural, assistencial, beneficente, reconhecida como de utilidade pública estadual e com Certificado de Entidade Beneficente de Assistência Social - CEBAS, nas áreas de educação e assistência social.

Na área de educação desenvolve o Programa de Inclusão Educacional e Acadêmica – PIEA, concedendo bolsas de estudo e benefícios complementares, para o nível de educação básica, garantindo o acesso, permanência e conclusão do curso.

Na área de assistência social oferta serviços, programas e projetos nas categorias de atendimento e assessoramento, conforme Art. 3º da Lei Orgânica de Assistência Social.

A ANEAS atua em conformidade à legislação vigente por meio da Lei Nº 12.101/2009, Lei Nº 12.868/2013, Decreto Nº 8.242/2014 e Portaria Normativa MEC Nº 15/2017.

NOSSOS CANAIS


ete@etefmc.com.br
(35) 3473-3600

Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossa plataforma e em serviços de terceiros parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza a ETE FMC a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades.