PROJETO FLORA

04/09/2025

O Projeto FLORA promove o desenvolvimento sustentável e protege os direitos das comunidades indígenas e ribeirinhas Sateré-Mawé no Alto Urupadi (AM), unindo tecnologia, preservação cultural e ambiental para reduzir o isolamento e a exclusão social.

Entre 15 de julho e 02 de agosto, uma comitiva da ETE FMC (Alexandre Loures Barbosa – Diretor Geral, Humberto José Gonzaga – Consultor Técnico do CEDEN ETE em Sistemas Fotovoltaicos e Professor de Automação e Controle Industrial, Redes Industriais, Eletrônica Industrial, Eletrotécnica e Sistemas de Energia Renovável, Robson Machado – Professor de Filosofia, Jéssica Adriele Tomaz Pereira – Assistente Social, Ingrid Duarte Hiss – Professora de Arte, e Douglas Rodolpho Papale – Controller), juntamente com parte da equipe do Projeto Flora vinda da Espanha, realizou uma missão imersiva na Amazônia.

O trabalho desenvolvido pela ETE, em parceria com o Projeto Flora, busca fortalecer o conhecimento cultural, incentivar trabalhos sociais e promover a conscientização sobre a preservação da cultura local e da Floresta Amazônica, com iniciativas que poderão ser aplicadas em toda a Rede Jesuíta de Educação. A ação também prevê o levantamento de demandas das comunidades indígenas e ribeirinhas para a construção de soluções efetivas e sustentáveis.

A ETE iniciou uma ação voltada à capacitação das comunidades para a realização de manutenções e cuidados nas instalações fotovoltaicas. O trabalho inclui o desenvolvimento de um quadro de comandos para padronizar as instalações, o apoio na montagem e implantação de novas usinas, além da manutenção das já existentes. Paralelamente, a iniciativa busca promover o conhecimento da cultura local, dar visibilidade social às comunidades e reforçar a importância da preservação da cultura e da floresta amazônica.

Mais do que atender necessidades técnicas, o projeto pretende contribuir para o fortalecimento das famílias da região e integrar à Rede Jesuíta de Educação uma experiência formativa e informativa, capaz de ampliar a consciência sobre a realidade amazônica e valorizar suas riquezas culturais e ambientais, fundamentais para o Brasil e para o mundo.

Na recente viagem, foram realizadas reuniões com as autoridades locais, juntamente com os representantes das comunidades da região. Estas reuniões visaram entender e estipular metas para atender as necessidades das comunidades indígenas e ribeirinhas. Além das reuniões e alinhamentos, foram montadas duas usinas solares fotovoltaicas, que atenderam duas novas comunidades, e realizada a manutenção em outras cinco comunidades que já possuíam o sistema instalado.

Professor Humberto Gonzaga relatou um pouco da experiência:

“Acredito que foi uma experiência indescritível para cada um de nós. Para mim, particularmente, foi uma experiência e oportunidade incrível, tanto no aspecto profissional quanto no pessoal e religioso. Foi possível absorver uma experiência prática e profissional nunca vivida antes, com relação aos desafios encontrados em campo, falta e limitação de alguns recursos e a necessidade de “se virar” com aquilo que tinha disponível em mãos.

Por outro lado, fiquei impressionado com a agilidade e eficiência da comunidade local na construção das estruturas para a instalação das usinas, bem como com seu foco e interesse genuíno em aprender e absorver as informações que lhes foram transmitidas. A recepção e atenção das pessoas presentes nas comunidades foi uma experiência sem igual, o tempo todo atenciosos, receptivos e oferecendo/compartilhando o pouco que tinham. Sem contar a demonstração de gratidão após a conclusão das atividades.

No âmbito administrativo, a participação em um projeto real reforça a imagem institucional da ETE FMC como escola comprometida com a aplicação prática do conhecimento e com o atendimento às demandas da sociedade, especialmente em iniciativas de impacto social e sustentável. Essa atuação amplia a rede de parcerias, favorece a visibilidade da Escola e consolida sua reputação como referência em excelência técnica.

No campo pedagógico, a experiência proporcionou aos participantes contato direto com situações reais de trabalho, incluindo desafios como a limitação de recursos e a necessidade de soluções criativas. Além disso, a interação com a comunidade local possibilitou conhecer de perto a cultura da região, seus costumes, modos de vida e valores, reforçando a importância de respeitar, preservar e valorizar o patrimônio cultural. Essa vivência também despertou maior consciência sobre a relevância da Floresta Amazônica para o equilíbrio ambiental, evidenciando a necessidade de sua preservação.

Assim, a atividade não apenas aproximou teoria e prática, mas também ampliou a formação cidadã e socioambiental dos participantes, desenvolvendo competências técnicas, socioemocionais e de responsabilidade social que fortalecem o papel da ETE FMC na formação de profissionais completos e conscientes.

Desenvolver esta atividade é de grande importância para a ETE FMC, pois fortalece sua missão de formar profissionais qualificados, conscientes e socialmente responsáveis. Ao participar de um projeto real, os colaboradores têm a oportunidade de trazer para sala de aula os conhecimentos adquiridos, como enfrentar desafios práticos e desenvolver competências técnicas e socioemocionais essenciais para o mercado de trabalho.

Além disso, a imersão na comunidade local possibilita o contato direto com diferentes realidades, ampliando a visão de mundo dos participantes e reforçando valores como empatia, cooperação e respeito às diferenças. O aprendizado sobre a cultura regional e a relevância da preservação da Floresta Amazônica contribui para a formação de cidadãos comprometidos com a sustentabilidade e a valorização do patrimônio cultural e ambiental do país.

As atividades desenvolvidas têm como objetivo criar um projeto que não se restrinja apenas à ETE FMC, mas que possa ser aplicado em toda a Rede, fortalecendo o conhecimento cultural, incentivando trabalhos sociais e promovendo a conscientização sobre a preservação da cultura local e da Floresta Amazônica.

Além deste projeto, serão também discutidas outras demandas e necessidades das comunidades indígenas e ribeirinhas, a fim de identificar, propor e implementar soluções que contribuam efetivamente para o seu desenvolvimento e bem-estar.”

A Escola Técnica de Eletrônica “Francisco Moreira da Costa” é mantida pela Associação Nóbrega de Educação e Assistência Social (ANEAS), instituição de direito privado sem fins lucrativos, filantrópica, de natureza educativa, cultural, assistencial e beneficente, certificada como Entidade Beneficente de Assistência Social (CEBAS), nas áreas de educação e assistência social.

Na área de educação, desenvolve o Programa de Inclusão Educacional e Acadêmica (PIEA), oferecendo bolsas de estudo e benefícios complementares, para os níveis de educação básica, garantindo o acesso, permanência e a aprendizagem.

Na área de assistência social desenvolve serviços, programas e projetos nas categorias de atendimento, assessoramento, defesa e garantia de direitos, de acordo com o Art. 3º da Lei Orgânica de Assistência Social.

A ANEAS atua em conformidade à legislação vigente por meio da Lei Complementar nº 187 de 16 de dezembro de 2021.

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