Hackathon 2020

03/07/2020

A maratona de programação - Hackathon ETE FMC, que aconteceu no final de junho, inovou em seu formato esse ano, se adequando aos tempos atuais. A atividade foi realizada de forma remota na plataforma Teams. Foi proposto um desafio diferente às turmas de 3o Ano dos cursos técnicos, divididas pelas modalidades, baseado no contexto da Organização de Serviços Secretos da União Soviética – KGB.

A turma de Automação e Controle Industrial recebeu a missão “Utilizando o esconderijo da Agência”. Já os alunos de Telecomunicações tiveram que cumprir a missão “Hackeando a rede de comunicação do inimigo”. E, por fim, os estudantes de Equipamentos Biomédicos receberam a missão “Apoio Tático-Médico”.

Durante o Hackathon permaneceram à disposição dos alunos três agentes internos (estagiários do CEDEN – Centro de Desenvolvimento e Negócios da ETE) e uma agente infiltrada (Profª Ana Letícia Gonçalves) que prestavam suporte para as equipes. E, para seguir o contexto da atividade, cada agente possuía uma senha a ser usada para iniciar o contato. Já a agente infiltrada só podia ser contatada duas vezes, para que todos conseguissem tirar dúvidas.

O prazo para finalizar o desafio foi de 12 horas, com início às 09h de sexta-feira, dia 26 de junho. Cada missão dependeu de conceitos interdisciplinares e específicos da área de formação de cada turma, com o propósito de validar pontos para as disciplinas envolvidas.

O projeto final resultou em um vídeo, de no máximo dois minutos, com a explicação do projeto, os conceitos utilizados, o esclarecimento das principais funções do código e o funcionamento do projeto.

Os professores responsáveis pela avaliação, nomeados de "informantes", entraram em contato com cada equipe para verificar o entendimento da proposta e o andamento das atividades, além de esclarecer dúvidas durante sua realização.

A ETE FMC é mantida pela Associação Nóbrega de Educação e Assistência Social – ANEAS, instituição de direito privado sem fins lucrativos, filantrópica, de natureza educativa, cultural, assistencial, beneficente, reconhecida como de utilidade pública estadual e com Certificado de Entidade Beneficente de Assistência Social - CEBAS, nas áreas de educação e assistência social.

Na área de educação desenvolve o Programa de Inclusão Educacional e Acadêmica – PIEA, concedendo bolsas de estudo e benefícios complementares, para o nível de educação básica, garantindo o acesso, permanência e conclusão do curso.

Na área de assistência social oferta serviços, programas e projetos nas categorias de atendimento e assessoramento, conforme Art. 3º da Lei Orgânica de Assistência Social.

A ANEAS atua em conformidade à legislação vigente por meio da Lei Nº 12.101/2009, Lei Nº 12.868/2013, Decreto Nº 8.242/2014 e Portaria Normativa MEC Nº 15/2017.

NOSSOS CANAIS


ete@etefmc.com.br
(35) 3473-3600