02/03/2021
Alguns Jesuítas que já passaram pela Escola Técnica de Eletrônica Francisco Moreira da Costa - ETE FMC – e tiveram uma trajetória de destaque na história da instituição foram homenageados com seus nomes nas principais ruas internas de acesso à Escola.
Desde o final de 2020 as vias passaram a se chamar Praça Pe. Anchieta, Rua Pe. Alonso Gil, Rua Pe. Jaime Fernández, Rua Pe. Guy Ruffier, Largo Pe. Raul Laranjeira, Travessa Pe. José Mendes, Rua Pe. Luiz Arnaldo Sefrim e Travessa Ir. Salvador Ienne.
O projeto de nomear as ruas da ETE FMC em homenagem aos Jesuítas foi uma iniciativa do Produtor Cultural, Prof. João Taero, que ressalta que “Pe. Furusawa já dá seu nome a Usina Solar e Dom Vaz à Praça de Esportes”. Também foi mantido o nome da Praça Padre Anchieta, na entrada da Escola porque já é de registro público.
Confira na imagem abaixo a localização das ruas:
A ETE FMC é mantida pela Associação Nóbrega de Educação e Assistência Social – ANEAS, instituição de direito privado sem fins lucrativos, filantrópica, de natureza educativa, cultural, assistencial, beneficente, reconhecida como de utilidade pública estadual e com Certificado de Entidade Beneficente de Assistência Social - CEBAS, nas áreas de educação e assistência social.
Na área de educação desenvolve o Programa de Inclusão Educacional e Acadêmica – PIEA, concedendo bolsas de estudo e benefícios complementares, para o nível de educação básica, garantindo o acesso, permanência e conclusão do curso.
Na área de assistência social oferta serviços, programas e projetos nas categorias de atendimento e assessoramento, conforme Art. 3º da Lei Orgânica de Assistência Social.
A ANEAS atua em conformidade à legislação vigente por meio da Lei Nº 12.101/2009, Lei Nº 12.868/2013, Decreto Nº 8.242/2014 e Portaria Normativa MEC Nº 15/2017.