Prêmios Febrace 2011

01/04/2011

Prêmios Febrace 2011

Os projetos “Cadeira de Rodas Motorizada acionada por Sopro” (Joaquim, Welington e Nixon) e “Leitor Braille” (Rhyesla, Mariana e Júlia) receberam menções honrosas da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Governo do Estado de São Paulo. Os prêmios foram entregues pelo Secretário Adjunto, Sr. Marco Antonio Pellegrini. A cerimônia de premiação ocorreu no Palácio dos Bandeirantes, sede de governo do estado de São Paulo, no dia 26/03/11.

Projetos da ETE FMC participantes da Febrace 2011:

1- EcoChair - Cadeira de Balanço que Gera Energia: Este projeto consiste em uma cadeira de balanço que possui um gerador de energia associado. Quando a cadeira se movimenta, pela ação humana, o gerador provê energia suficiente para carregar um pequeno banco de baterias. A energia deste banco de baterias é utilizada para alimentar uma luminária de led’s de alto brilho instalada na própria cadeira, para leituras, e também pode ser utilizada para carregar um telefone celular ou pequenos aparelhos eletrônicos. Alunas pesquisadoras: Ana Jéssica Marques Leite, Raquel Elaine Balbina Papa e Anna Katharina Twelsiek. Orientador: Prof. Paulo Henrique Lopes. Coorientadora: Profa. Lourdes Bernadete Costa Cerezoli;

2- Leitor Braille: O projeto é uma reedição atualizada de um trabalho anterior, e consiste em um circuito (hardware e software) que realiza a conversão de letras do alfabeto convencional digitadas em computador para símbolos do código Braille. Após a conversão os símbolos são enviados para  um pequeno receptáculo onde existem pequenos pontos de pressão variável. Estes pontos de pressão ficam em contato com a mão, ou mesmo outra parte do corpo, da pessoa com deficiência visual. De acordo com o símbolo recebido, os pontos de pressão comprimirão a área de sensibilidade do corpo, e a pessoa conseguirá interpretar a letra digitada. Alunas pesquisadoras: Rhyesla Amanda Siqueira de Souza, Mariana de Souza Lima Padinha e Júlia Maria Brandani Vilela. Orientador: Prof. José Manoel de Oliveira Medeiros (Memel). Coorientador: Profa. Lourdes Bernadete Costa Cerezoli;

3- Cadeira de Rodas Motorizada Acionada por Sopro: O projeto controla a movimentação de uma cadeira de rodas motorizada, permitindo que se ande em qualquer direção desejada, bastando para isso soprar em um sensor de sopro instalado próximo à boca do usuário. A movimentação é feita por dois pequenos motores, instalados um em cada roda lateral maior da cadeira, e o controle do circuito é feito por um pequeno microcontrolador dedicado. Há um atraso proposital no tempo de acionamento dos motores para que se possa corrigir erros de sopro, uma vez que o usuário tem à sua frente um painel de led’s indicadores de direção para conferir se a sequência de sopro está correta. Usa uma bateria de 12 volts recarregável convencional. Alunos pesquisadores: Joaquim Eduardo de Oliveira, Welington Borsato Rodrigues e Nixon Teixeira. Orientador: Prof. Paulo Henrique Lopes. Coorientador: Reinaldo Borsato Rodrigues (antigo aluno).

Publicado em 1 de abril de 2011 às 11:57, por Fabiana Palma Pires - ASCOM ETE FMC.

 

 

 

A ETE FMC é mantida pela Associação Nóbrega de Educação e Assistência Social – ANEAS, instituição de direito privado sem fins lucrativos, filantrópica, de natureza educativa, cultural, assistencial, beneficente, reconhecida como de utilidade pública estadual e com Certificado de Entidade Beneficente de Assistência Social - CEBAS, nas áreas de educação e assistência social.

Na área de educação desenvolve o Programa de Inclusão Educacional e Acadêmica – PIEA, concedendo bolsas de estudo e benefícios complementares, para o nível de educação básica, garantindo o acesso, permanência e conclusão do curso.

Na área de assistência social oferta serviços, programas e projetos nas categorias de atendimento e assessoramento, conforme Art. 3º da Lei Orgânica de Assistência Social.

A ANEAS atua em conformidade à legislação vigente por meio da Lei Nº 12.101/2009, Lei Nº 12.868/2013, Decreto Nº 8.242/2014 e Portaria Normativa MEC Nº 15/2017.

NOSSOS CANAIS


ete@etefmc.com.br
(35) 3473-3600