Logo
Busque por notícias em:
2017
2016
2015
2014
2013
2012
2011

Notícias

  • PROJETE 2017

    A menos de um mês para a PROJETE - Feira de Projetos Tecnológicos da ETE FMC - a movimentação é grande para finalizar os quase 130 projetos criados pelos alunos e que serão apresentados dias 05 e 06 de outubro, no campus da instituição.

    A PROJETE é o auge do ano letivo para os cursos técnicos e também o momento mais esperado pelos estudantes. Eles apresentam seus protótipos e pesquisas para empresários, instituições de incentivo à ciência, tecnologia e educação, além de professores, familiares e toda comunidade.

    Para o Coordenador da PROJETE, prof. Fábio Teixeira, um dos objetivos da feira é estimular o lado empreendedor dos alunos. “Cada equipe desenvolve e apresenta um protótipo como se fosse um produto a ser lançado no mercado. Para isso, é preciso realizar uma série de pesquisas e aplicar os conhecimentos compartilhados nas aulas e da vivência de cada um. Essa integração de experiências é de grande importância na aprendizagem do aluno, não só tecnicamente, mas para sua formação integral”. Tradicionalmente, a PROJETE é berço de muitas empresas de base tecnológica do Vale da Eletrônica e de outras regiões do país.

    Segurança a Laser, BioHigro, Cozinha Inteligente, EletricBaby, Fazenda Automática,  Sistema de Detecção de Vazamento, Hospital Tecnológico, BuSTech,  Blue-Robô interativo para crianças com autismo, Estimulador de Circulação Sanguinea, Ecotênis, Lixeira eletrônica, Sistema de Energia Verde, Irrigação baseada na umidade do solo, Cidade Renovável, Energia Maré-Solar e Catraca Sustentável são algumas das diversas invenções desenvolvidas pelos alunos dos cursos técnicos diurnos e noturnos para a 37ª PROJETE.

    A proposta da energia limpa é o pano de fundo da feira e está relacionada à campanha de sustentabilidade promovida pela instituição em 2017: Pense Verde. Pense ETE. Todo material de divulgação da feira é produzido em papel reciclato.

    A PROJETE reúne projetos tecnológicos das áreas de automação, biomédica e telecomunicações, com soluções voltadas para agrotecnologia, tecnologia assistiva, domótica, utilidades, sustentabilidade, energia, entretenimento, IoT, wearable, segurança, app e educação.