PROJETE apresenta soluções sustentáveis

01/09/2017

A Feira de Projetos Tecnológicos da ETE FMC - PROJETE - trará muitas inovações em sua 37ª edição, que será realizada nos dias 05 e 06 de outubro, no campus da instituição. Serão, aproximadamente, 130 projetos nas áreas de Automação, Biomédica e Telecomunicações, com soluções que podem transformar a sociedade.

Seguindo o tema do ano letivo de 2017 - Pense verde. Pense ETE. - muitos trabalhos apresentarão propostas voltadas à sustentabilidade e que priorizam questões ambientais, como o reaproveitamento de materiais, o uso e desenvolvimento de fontes de energia limpas e renováveis.

O Sistema de controle e incentivo à reciclagem é um protótipo com sensores capazes de identificar e separar, em compartimentos adequados, diferentes tipos de materiais, com o objetivo de facilitar a reciclagem e coleta de lixo em áreas públicas. O diferencial desse projeto é que, ao descartar o lixo, o uso de wi-fi será liberado para o cidadão através de um display que fornecerá uma credencial de acesso.

 “O projeto será monitorado por uma central que faz análises, relatórios e gráficos, responsável por indicar os locais nos quais as lixeiras já estão com a capacidade máxima. A ideia é expandir nosso projeto e apresentá-lo para algumas prefeituras, pois o sistema facilita e agiliza o trabalho do setor responsável pela coleta de lixo, gerando economias ao município e uma cidade mais limpa e sustentável”, explica o estudante do 2º ano, João Henrique Delfino.

Outro trabalho destaque na Feira é o Projeto Girassol, desenvolvido por alunos do 3º ano, do curso Técnico em Automação. Consiste em conjunto de placas fotovoltaicas que se movem de acordo com a posição do sol, acompanhando as mudanças climáticas e as estações do ano, com o objetivo de captar mais luz solar, evitar desperdícios e gerar um aumento de energia limpa. A proposta também envolve um aplicativo capaz de monitorar o consumo e produção de energia gerada pelas placas. “Conversamos com um empresário do ramo que nos explicou como funciona o trabalho rigoroso e detalhado de análise para avaliar as possibilidades de instalação das placas, tudo para aproveitar o máximo da fonte de luz. Por isso resolvemos desenvolver um sistema que, além da inclinação, também fazem a rotação em 360º, capazes de gerar mais energia e economizar no processo de instalação”, conta a aluna Maíra Alves Chagas.

Na ETE FMC, os alunos são estimulados a desenvolver ações para um futuro responsável, a partir da formação de pessoas capazes de pensar no próximo e no meio ambiente. Outros projetos voltados para sustentabilidade estarão expostos nos dois dias de feira, como o Ecotênis, Chuveiro Inteligente, BioHigro, Cidade Renovável, Catraca Sustentável, Eletrik Bike, Energia Maré-Solar, Entretenimento Sustentável,  Piso Gerador de Energia e muitos outros.



 

A Escola Técnica de Eletrônica “Francisco Moreira da Costa” é mantida pela Associação Nóbrega de Educação e Assistência Social (ANEAS), instituição de direito privado sem fins lucrativos, filantrópica, de natureza educativa, cultural, assistencial e beneficente, certificada como Entidade Beneficente de Assistência Social (CEBAS), nas áreas de educação e assistência social.

Na área de educação, desenvolve o Programa de Inclusão Educacional e Acadêmica (PIEA), oferecendo bolsas de estudo e benefícios complementares, para os níveis de educação básica, garantindo o acesso, permanência e a aprendizagem.

Na área de assistência social desenvolve serviços, programas e projetos nas categorias de atendimento, assessoramento, defesa e garantia de direitos, de acordo com o Art. 3º da Lei Orgânica de Assistência Social.

A ANEAS atua em conformidade à legislação vigente por meio da Lei Complementar nº 187 de 16 de dezembro de 2021.

NOSSOS CANAIS


ete@etefmc.com.br
(35) 3473-3600

Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossa plataforma e em serviços de terceiros parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza a ETE FMC a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades.