Logo

Unisinos

Dúvidas Frequentes

 

1 - Como funciona a matrícula dos cursos na modalidade graduação a distancia?

A matrícula para cursos na modalidade educação a distância deve ser feita obedecendo-se ao mínimo de 16 créditos, a serem cursados no semestre para cada curso. A quantidade de créditos das disciplinas e a quantidade de horas das atividades estão indicadas na grande curricular dos cursos. O crédito financeiro ou a hora-aula é a medida estabelecida para calcular o valor das mensalidades de cada curso. Um (1) crédito equivale a 15 horas de atividades. Cada disciplina ou Atividade é composta, em sua maioria, por quatro créditos, totalizando 60 horas-aual semestrais. 

2 - O aluno do EAD poderá efetuar a matrícula em atividades dos cursos presenciais?

Não, o aluno terá vinculo com o Polo para realização de seu curso.

3 - Existe um percentual máximo de aproveitamento de disciplinas para os cursos EAD? As disciplinas podem ter sido realizadas em cursos presenciais?

O aproveitamento máximo se dará de acorco com o Edital para ingresso extravestibular, disponível em www.unisinos.br/vestibular, e poderá haver aproveitamento de disciplinas cursadas no modelo presencial.

4 - O aluno vinculado a algum curso de graduação (presencial) da Unisinos pode cursar simultaneamente uma graduação EAD?

Sim, o aluno poderá solicitar a ingressos extravestibular para cursos simultaneamente dois cursos. 

5 - Os alunos dos cursos na modalidade graduação a distância poderão utilizar a estrutura dos Campus Unisinos (por exemplo, biblioteca, sala pública de informática, etc.)?

Sim, a infraestrutura da Universidade poderá ser usufruída por todos os seus alunos. Consulte mais informações na página de cada curso.

6 - Em quais atividades devo me matricular primeiramente?

Cada curso possui uma ordem lógica para as atividades acadêmicas. O ideal é que o aluno verifique no site do seu curso e tire suas dúvidas com a coordenação.

7 - Qual a melhor sequência das atividades acadêmicas que devo cursar?

Apenas de nem sempre haver pré-requisito entre as várias atividades acadêmicas, elas já estão ofertadas na grande curricular em uma ormde mais apropriada para que possam ser bem aproveitadas.

8 - Qual a melhor forma de me matricular em atividades acadêmicas de dois créditos (30 horas)?

Estas atividades são, em sua maioria, oferecidas em conjunto com outra de masma carga horária. Assim, o aluno pode cursas duas disciplinas em uma mesma noite, ao longo de todo o bimestre. Consulte as observações na grade curricular ou a coordenação do curso.

9 - É possível quebrar um pré-requisito? Como devo proceder?

Os pré-requisitos são fundamentais para manter a integridade e a articulação do processo formativo, portanto, a quebra dos pré-requisitos é uma exceção. Contudo, para formalizar e justificar o pedido, o aluno deverá entrar em contato com o Atendimento Unisinos pelo telefone 3591-1122 ou no site www.unisinos.br/fale-conosco, ou ainda no portal Minha Unisinos. A coordenação do curso estará a disposição para esclarecer eventuais dúvidas. 

10 - Já cursei outras disciplinas em curso realizado anteriormente (Na Unisinos ou em outra faculdade/universidade). É possível aproveitamento? As disciplinas podem ter sido realizadas em cursos presenciais?

Sim, dependendo do conteúdo programático da disciplina já cursada. A solicitação deve ser feita na secretária do Polo EAD, diretamente no Atendimento Unisinos ou no site www.unisinos.br/fale-conosco. o pedido será analisado pela Coordenação de curso.
Em caso de dúvida, consulte a coordenação do curso.

11 - Se for necessário trocar de atividade acadêmica após ter efetuado a matrícula, como devo proceder?

O aluno deve formalizar o pedido via Atendimento Unisinos ou no site www.unisinos.br/fale-conosco. É importante lembrar que o prazo máximo para essa mudança é de sete (7) dias após o início das aulas. 

12 - Existe serviço de aconselhamento ou de atendimento exclusivo ao aluno?

Sim, você pode acessar a Gerência de atenção ao ALuno. Esta gerência orienta os alunos das diversas situações de convívio acadêmico, minimizando eventuais dificuldades, sejam elas emocionais, socioeconômicas e/ou de aprendizagem, por meio de amparo e orientação. Mais informações pelos telefones (51) 3590-8280 ou 3591-1122, ramais 4111 ou 4112, ou pelo email gsaac@unisinos.com.br