Hackathon 2019

23/10/2019

Na sexta-feira, dia 18 de outubro, os alunos do 3º ano Médio Técnico iniciaram a Maratona de Programação - Hackathon Maker – que durou 24h e desafiou os  estudantes a desenvolverem um artefato, eletrônico, que remeta ao universo dos quadrinhos, filmes e séries.

O Hackathon ETE FMC, coordenado pela Prof. Ana Letícia Gonçalves, é um módulo da disciplina de Atividades Práticas Programadas (APP) e reuniu mais de 90 alunos em 19 equipes, que encerrou no sábado, dia 19, às 13:30 com as premiações:

 

 - Trabalho em equipe

Alunos: Giovana, Karoline, Otávio, Leonardo, Ana Luiza

PAINEL MULTIVERSO: painel decodificador utilizado na série “Stranger Things” para estabelecer uma comunicação entre o personagem abduzido para o mundo invertido e seus amigos e familiares, que estão no mundo real. Esses dois mundos possuem comunicação bilateral, porém o invertido nos vê e ouve, já o mundo real apenas vê alterações ocorridas nele mesmo.

 

- Fidelidade

Alunos: Pedro, Lauro, Leonardo, André, Luís Gustavo 

ÓCULOS CICLOPE: Os X-Men são uma equipe de mutantes do universo cinematográfico Marvel. Ciclope é o codinome dado a Scott Summers, mutante cujo poder é lançar raios lasers pelos olhos. Para canalizar esses raios, Ciclope usa um óculos que permite enxergar normalmente e dispara rajadas de laser de forma controlada. A ideia da equipe foi recriar esse artefato, usando leds para simular as rajadas óticas.

 

- Documentação

Alunos: Francine, Giovanna, Lucas, Raysa, Robert

TRINDADE: O projeto se baseou em um jogo no qual a pessoa precisa passar por três fases necessárias para que no final possa encontrar o tesouro, o "Santo Graal", um cálice. Quando o artefato é encontrado, o jogo libera um número utilizado como chave para abrir a caixa do Santo Graal. No filme Rei Arthur, o personagem passa por várias dificuldades até encontrar o Santo Graal.

 

-Vídeo

Alunos: Daniel, Matheus, Miguel, Rodrigo, Willy 

QUIVER DO GAVIÃO ARQUEIRO: O projeto faz com que uma pessoa consiga escolher qual tipo de flecha deseja utilizar, com limite de quatro flechas diferentes. Para realizar a escolha basta apertar um dos quatro botões, presentes na parte inferior do arco. Depois de pressionado, a flecha relativa ao botão pressionada é levantada do quiver.

 

- Protótipo

Alunos: Nickolas, Gabriel, Lucas Arouca, Lucas Franqueira 

RASENGAN: o projeto consiste em uma habilidade do famoso desenho Naruto. Ela pode ser descrita como um ataque que o individuo invoca uma esfera azul na mão para acertar seus inimigos.

 

A ETE FMC é mantida pela Associação Nóbrega de Educação e Assistência Social – ANEAS, instituição de direito privado sem fins lucrativos, filantrópica, de natureza educativa, cultural, assistencial, beneficente, reconhecida como de utilidade pública estadual e com Certificado de Entidade Beneficente de Assistência Social - CEBAS, nas áreas de educação e assistência social.

Na área de educação desenvolve o Programa de Inclusão Educacional e Acadêmica – PIEA, concedendo bolsas de estudo e benefícios complementares, para o nível de educação básica, garantindo o acesso, permanência e conclusão do curso.

Na área de assistência social oferta serviços, programas e projetos nas categorias de atendimento e assessoramento, conforme Art. 3º da Lei Orgânica de Assistência Social.

A ANEAS atua em conformidade à legislação vigente por meio da Lei Nº 12.101/2009, Lei Nº 12.868/2013, Decreto Nº 8.242/2014 e Portaria Normativa MEC Nº 15/2017.

NOSSOS CANAIS


ete@etefmc.com.br
(35) 3473-3600